Já divulgamos aqui que um Projeto de Lei, que permite isenção de Imposto de Renda em aluguéis de imóveis residenciais para pessoas físicas, foi aprovado recentemente pelo Senado. O PL 709/2022 seguiu para a Câmara dos Deputados, onde será analisado.
Caso esse PL seja aprovado, o estimulo para o aumento de locações será grande, pois as duas partes envolvidas em um contrato de uma locação serão beneficiadas. Para os proprietários, a isenção de parte dos valores recebidos; e para os locatários, a dedução de IR nos valores pagos no aluguel.
Mas além desse Projeto de Lei, no último dia 9 de agosto o Secovi-SP aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro para apresentar uma proposta importante para as pessoas físicas: o abatimento dos juros do financiamento imobiliário no Imposto de Renda.
A proposta, que foi debatida informalmente com o presidente, na verdade não é uma ideia nova. Ela já é praticada nos Estados Unidos e funcionava aqui mesmo no Brasil, mas foi extinta há muitos anos.
De acordo com o Secovi-SP, o abatimento dos juros do crédito imobiliário no IR-PF será um incentivo a retomada do financiamento, já que vai reduzir seu custo final.
Redução dos juros do crédito imobiliário pela Caixa
Outra proposta lançada foi a redução dos juros do crédito imobiliário pela Caixa o mais rápido possível. Hoje o órgão é responsável por dois terços de todos os financiamentos imobiliários do país.
Segundo o Ex-Presidente do Secovi-SP, Basílio Jafet, as empresas estão tendo que repassar os altos custos para o preço final dos imóveis. “É uma situação que vai dificultando as vendas, porque as pessoas não tiveram o mesmo reajuste nos salários. Elas têm o desejo de comprar, mas não conseguem fechar a conta”.