O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) deve desacelerar de 1,23% em fevereiro para 0,66% em março de 2025, conforme projeção da XP Investimentos. Apesar disso, a inflação acumulada em 12 meses pode subir para 5,30%, puxada por altas em alimentos e serviços.
O setor de alimentação no domicílio segue pressionado, com destaque para tubérculos, frutas, carnes e aves, segundo estimativas da Warren Investimentos. Já a energia elétrica e a educação devem aliviar a inflação, após ajustes nas mensalidades e o fim da devolução do bônus de Itaipu.
Especialistas apontam que alguns núcleos da inflação podem apresentar melhora qualitativa, enquanto outros, como os serviços subjacentes, podem acelerar. O setor de entretenimento também deve contribuir para a alta, especialmente devido à reposição de preços no cinema.
A inflação segue um comportamento misto, exigindo atenção ao impacto nos juros e na política monetária do Banco Central.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Money Times