Pergunte ao seu redor: é difícil encontrar alguém próximo a você que nunca tenha assistido a lives. Também conhecida como streamer, a estratégia está sendo cada vez mais utilizada em todas as áreas. São tutoriais, palestras, debates, shows, performances, bate-papos e apresentações de todos os níveis. Mas como será o impacto das lives no mercado imobiliário?
Uma live nada mais é do que uma ou várias pessoas fazendo algum tipo de apresentação ao vivo. Instagram, Facebook e Youtube são alguns dos canais mais utilizados reunindo pessoas de todas as tribos e vibes.
O que talvez você não saiba é que as lives não são novidade. Na verdade elas existem desde 2012, quando foram desenvolvidas com foco na comunidade gamer.
A ideia era que pudessem assistir os campeonatos e acompanhar seus jogadores favoritos ao vivo, ao mesmo tempo em que interagiam com criadores de conteúdo e com outros gamers.
Como as coisas mudam rapidamente na internet, logo as lives começaram a abranger também outras áreas. Entretanto, só se popularizaram mesmo com a pandemia em 2020.
O motivo é até óbvio. Com a necessidade de isolamento, vários profissionais passaram a dar cursos, consultas, etc, online – e a promover momentos de maior integração com seu público-alvo com as lives, criando uma comunicação direta e em tempo real.
Logo essas transmissões ao vivo conquistaram popularidade e hoje são uma ferramenta poderosa para gerar autoridade.
Mas por que as lives são tão impactantes?
Um dos motivos é a própria interação com o público em tempo real através de curtidas, comentários e perguntas. Dessa forma, se por um lado quem está assistindo absorve o conteúdo de interesse, quem está fazendo a live tem o feedback instantâneo e pode ter insights valiosos para aprimorar seu trabalho.
Então imagine você, corretor, com apenas um clique ter uma comunicação direta com seus leads. É uma oportunidade incrível de gerar valor, criar interesse no seu produto, oferecer soluções e, também, compreender melhor as dores do seu público.
Para uma empresa, a transmissão de informação aos stakeholders é uma grande agregadora de valores, ainda mais quando são feitas parcerias com especialistas e celebridades da área.
Ao mesmo tempo, não há regras. E isso é um grande charme das lives. É possível ter comentaristas de jogos, como o Alexandre “Gaulês” Borba. O brasileiro foi o primeiro streamer do mundo a ter direitos de transmissão de partidas da NBA na Twitch. Ou como o rapper Marcelo D2, que faz lives no Twitter direto da sua cozinha enquanto prepara o Almoço dos Cria.
Ou seja, você dá à sua live o formato que quiser e esse é um grande lance para impactar o mercado. O corretor pode testar formatos e situações até chegar ao que o público mais se identifica.
Então você tanto pode comentar um assunto que esteja em destaque no cenário nacional e afete o mercado imobiliário, como pode apresentar um novo empreendimento respondendo às dúvidas dos interessados na hora.
Mercado que não para de crescer
Na verdade o mercado dos streamings – não pense em Netflix, mas em sites e plataformas que permitem que qualquer pessoa faça transmissões ao vivo para quem quiser assistir – não para de crescer, tamanho o impacto das lives nos mercados.
Um dos motivos é que as lives colocam o consumidor no centro da estratégia, exatamente onde ele deve estar. Hoje não se vende um produto, mas soluções. E com as mudanças sociais, culturais e tecnológicas há uma oferta imensa de produtos e serviços em um mundo sem limitações geográficas. Em meio a tanta concorrência, as opiniões de usuários têm mais força que a publicidade. São os consumidores que definem as regras do jogo.
Por outro lado, a vida de todos se transformou com a pandemia, com mudanças profundas no comportamento de consumo. A transformação digital chegou a todos os setores, incorporada ao dia a dia das pessoas mesmo que elas não percebam. É tão leve, tão fácil e tão intuitiva que a maioria sequer pensa nela. E é tão fácil assistir e participar de uma live quanto abrir uma tela de rede social.
Aproveite o tempo do seu lead conectado
As redes sociais são um fator decisivo para o corretor gerar mais empatia e proximidade com seu público. E quanto mais contato elas tiverem com seu negócio, mais familiarizadas ficarão.
Afinal, a maioria das pessoas fica conectada o tempo todo: o Brasil só perde para as Filipinas em tempo de conexão. Em média, o brasileiro passa 10 horas e 8 minutos na internet, seja por lazer ou trabalho.
A maior parte do tempo (5 horas e 17 minutos pelo smartphone, segundo levantamento da Hootsuite e WeAreSocial divulgado pela CupomVálido. Então é online que você deve estar para gerar interesse em seu público.
Veja algumas vantagens em fazer lives:
Uma live de visitação do imóvel facilita a vida do prospecto. Além disso, acaba chamando a atenção mesmo de quem às vezes nem está interessado em procurar imóvel, mas tem a curiosidade aguçada. Quem sabe mais tarde não se torna um cliente de fato?
As lives também ajudam a destacar seu perfil, já que grande parte dos seus seguidores receberão uma notificação. O Instagram, por exemplo, avisa os usuários de que um perfil entrou em uma transmissão ao vivo.
Sua credibilidade como corretor aumenta, já que através das lives seu público conhecerá um pouco mais sobre você. Assim sua marca cresce em importância na medida em que entrega valor e tem sua expertise reconhecida, tornando-o uma referência na área.
E então, pronto para começar a impactar o mercado imobiliário gerando valor para seus clientes com as lives? Não esqueça de produzir conteúdos alinhados com seu público-alvo. Um bom CRM fornece todas as informações que você precisa para criar a melhor estratégia.
Venha conhecer o Imobzi e descubra muitas funcionalidades que vão ajudar você a criar os melhores conteúdos!