Fim de ano, férias de verão e carnaval são sinônimo de descanso e confraternização para a maioria das pessoas, mas para o corretor tem outro significado: lucro. Antes da pandemia, tradicionalmente essa era a época em que o aluguel dos imóveis de temporada explodia no mercado. Mas será que continua sendo um negócio lucrativo para a imobiliária?
A resposta é sim, mas não da mesma forma que antes. Veja por que e como aproveitar as boas oportunidades desse nicho.
Por que os imóveis de temporada prometem ser novamente um bom negócio?
Com a chegada do coronavírus, 2020 foi atípico – e deve ficar conhecido na História como o “ano que não passou”. Parecia que o mundo havia prendido a respiração diante do inesperado. Quarentena e atividades paralisadas foram necessárias para evitar a contaminação, que mesmo assim causou perdas irreparáveis.
Claro que o mercado imobiliário teve que dar uma travada, mas acabou se saindo bem mesmo em meio ao isolamento social graças à transformação digital. Já em maio, o Airbnb notou um aumento de 150% na busca por imóveis de temporada com destinos até 300 Km dos centros urbanos.
O perfil procurado mostra bem a mudança no consumo, uma tendência que se consolidou: casas inteiras no campo e em pequenas cidades de praia. A ideia era ficar mais perto possível da natureza e em locais abertos.
Em junho, a plataforma VRBO também já registrava um aumento 120% maior do que em maio. O perfil dos locais para imóveis de temporada era o mesmo, com destaque para as cidades de Bertioga e Campos do Jordão em São Paulo, e Petrópolis e Cabo Frio no Rio de Janeiro.
Ainda assim, nem todas as procuras se converteram em aluguéis. Principalmente nas pousadas, hotéis e Airbnb, o maior empecilho foi o receio em relação à higienização das unidades e o cumprimento das exigências sanitárias indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vacinação incentiva as viagens de férias no ‘verão da retomada’
Já 2021 foi o ano da retomada gradual com o início do processo de vacinação e chega ao fim com novas promessas. O grande número de vacinados com segunda e terceira doses já oferecem mais segurança para quem quer viajar, favorecendo a movimentação nos imóveis de temporada.
Este, aliás, já está sendo considerado no mercado imobiliário como o “verão da retomada”, com praias liberadas e cidades sem bloqueios sanitários. Para o Creci do Paraná, por exemplo, a expectativa é que faltem imóveis de temporada no estado.
Mesmo assim, o corretor precisa ficar esperto. Nada será como antes. A pandemia continua e trouxe mudanças definitivas que, segundo os especialistas, devem permanecer no mundo pós-pandemia.
O que acontece é que as antigas formas de fazer negócio já não servem mais para o consumidor. Por isso, se você realmente quer que os imóveis de temporada voltem a dar lucro, é preciso se alinhar às tendências digitais do mercado.
Administre os imóveis de temporada à distância
A pandemia está deixando algumas lições claras: cuidados sanitários nunca são demais e é perfeitamente possível, seguro e lucrativo fazer negócios à distância. A transformação digital já faz parte do dia a dia dos consumidores nas mais diversas áreas, inclusive no mercado imobiliário.
Mas não é só uma questão de hábito. A transformação digital traz benefícios reais para imobiliárias e proprietários. A administração remota de imóveis de temporada é um deles, gerenciando casas e apartamentos em regiões completamente diferentes da que estão localizados, por exemplo.
Mas há muitas outras:
Reservas automatizadas sem erro
Tenha um calendário automático de reservas de temporada integrado ao site. Assim, o cliente sabe na hora quais os imóveis disponíveis da data que pretende viajar, ou, se quiser, as datas disponíveis para o imóvel em que ele quer ficar. Tudo rápido, de forma independente, fácil e segura, sem erro;
Consiga um imóvel de temporada para o seu cliente
Aquele cliente fidelizado quer alugar com você, mas está sem imóvel de temporada na localidade que ele quer? Participe de uma rede regional, crie uma rede privada para convidar apenas os corretores que você conhece ou faça uma parceria pelo easyChat ou Feed da Rede Social de Negócios.
Assim você não perde o negócio e ainda tem a certeza de uma parceria segura, onde você pode revogar o acesso do outro corretor ao imóvel ou ao contato a qualquer momento.
Gerencie os contatos mais facilmente para atendê-los melhor
Se você tiver uma Timeline completa e intuitiva como a do Imobzi, vai saber tudo a respeito do seu cliente em instantes: desde o dia do cadastro até os imóveis que mais interessam. Assim fica mais fácil oferecer o imóvel de temporada certo para ele, otimizando a negociação.
Agregue novas experiências aos seus serviços junto aos proprietários
Há várias formas de tornar os imóveis de temporada ainda mais lucrativos agregando valor aos seus serviços. Veja algumas ideias:
Seja um expert sobre a legislação que rege os aluguéis de temporada
A informação é um dos ativos mais importantes da imobiliária e agrega valor aos serviços do corretor. Esteja sempre muito bem-informado sobre a legislação que rege os aluguéis de temporada para não deixar nenhum ponto descoberto e evitar mal-entendidos. Mostre expertise no assunto e dê mais segurança aos seus clientes.
Oriente sobre as tendências para imóveis de temporada
Há várias tendências “parceiras” da transformação digital que ajuda na administração remota dos aluguéis de temporada. Sugira algumas inovações tecnológicas que podem otimizar todo o processo de aluguel online.
Uma delas é a fechadura eletrônica, que não exige a presença física de alguém para abrir a porta do imóvel de temporada. Assim, não é preciso estar presente nem para a entrega das chaves
Outra vantagem é a possibilidade de geração de códigos únicos, seja para o hóspede ou para um prestador de serviço, como profissionais de limpeza, conserto ou manutenção.
Automatize os serviços para o proprietário
O corretor também ganha mais tempo automatizando serviços como o envio do TED e os e-mails com demonstrativos de repasse e notas fiscais para o proprietário.
Com essas dicas e um bom software imobiliário você pode tornar seu negócio especializado em gestão de imóveis de temporada e ainda fazer todo o acompanhamento de forma remota.
Com isso, você estará investindo em um nicho que volta a ter peso no mercado e tem a vantagem de sair na vanguarda do setor ao aderir à transformação digital.
Mas não esqueça que ter um bom sistema imobiliário é fundamental para agregar valor real à sua imobiliária.
Experimente o Imobzi e descubra como elevar seus negócios a um novo patamar de atendimento e lucratividade!