A cidade de Goiânia anunciou que imóveis com valor venal de até R$157 mil serão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2024. Essa isenção também pode abranger boxes de garagens e escaninhos, contanto que a soma de seus valores não ultrapasse R$157 mil.
A Secretaria Municipal de Finanças informou que a maioria dos contribuintes pagará o mesmo valor do ano anterior, com um acréscimo de 4,68% devido à inflação. No entanto, a alíquota do IPTU pode ser alterada em casos de mudanças nos imóveis, como a transferência de residencial para comercial. Proprietários que não se enquadram nos critérios de isenção perderão o benefício.
O Secretário da Fazenda (Sefin), Vinícius Henrique Alves, revelou que imóveis que passaram por ampliação no metro quadrado podem enfrentar aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), devido ao cálculo baseado na metragem construída. A mudança resultaria em um aumento no IPTU além da inflação. A Sefin também informou que proprietários de imóveis em construção podem obter um desconto de 50% no imposto, desde que o local tenha um Alvará de Construção válido e as obras tenham sido iniciadas, com o projeto apresentando o início da fundação ou da alvenaria.
A Secretaria da Fazenda de Goiânia informou que a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) é de 2% para serviços de informática e áreas afins em imóveis específicos, como o Parque Tecnológico Samambaia e o Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, além do Polo Tecnológico e de Inovação. A mesma alíquota se aplica a prestadores de serviços relacionados à limpeza urbana e coleta de resíduos no Polo Industrial e de Serviços de Ramo de Reciclagem de Resíduos Sólidos e da Construção Civil, próximo ao Aterro Sanitário de Goiânia.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de Lorena Teixeira Dias à Mais Goiais