O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,81% em junho, marcando uma desaceleração comparada ao mês anterior, quando a taxa foi de 0,89%. Com este resultado, o índice acumula uma alta de 1,10% no ano e de 2,45% nos últimos 12 meses. Em junho de 2023, o índice havia registrado uma queda de 1,93% no mês e acumulava uma redução de 6,86% em 12 meses.
“Os desafios climáticos e a sazonalidade foram determinantes nos destaques do índice ao produtor e do índice ao consumidor. No IPA, as maiores contribuições vieram da soja, do café, da batata e do leite; itens que também tiveram impacto no IPC. Não por coincidência, a batata e o leite também foram destaques significativos no varejo. Além disso, o INCC apresentou avanço influenciado pela mão de obra”, explicou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.
O IGP-M é um importante indicador para diversos contratos de aluguel e serviços no Brasil, refletindo a variação dos preços ao produtor, ao consumidor e na construção civil.
Compartilhe esta notícia e acompanhe as atualizações econômicas para se manter informado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de PortalFGV