Uma tecnologia que vem sendo muito comentada nos últimos meses, a Tokenização no mercado Imobiliário, parecia ser uma realidade distante da nossa rotina. No entanto, a Housi, uma plataforma 100% digital de moradia flexível, criou uma campanha com “cashback token”, para que os clientes que comprarem unidades do empreendimento ON Jardins Powered, em São Paulo, possam comercializar os criptoativos armazenados em suas carteiras digitais, ou trocá-los por outros tipos de ativos.
A campanha é realizada através de uma parceria com a Vitacon, incorporadora do empreendimento, e com a Insignia, empresa de tecnologia.
O ativo digital foi desenvolvido internamente pela equipe jurídica e de TI da plataforma, por meio da tecnologia blockchain, que é utilizada também nas criptomoedas. A ideia é ampliar essa modalidade de negócios em mais de 150 empreendimentos da Housi no país.
“O futuro do mercado imobiliário vai migrar para a tokenização. É claro que a transição vai ocorrer de maneira gradativa, mas os ativos tokenizados otimizam a experiência do investidor em termos de burocracia, custo e liquidez”, afirma Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Frankel ressalta que é preciso desenvolver uma cultura educacional nas pessoas. Para que isto aconteça, a Housi vai promover uma série de palestras e encontros com especialistas que vão ensinar sobre a tokenização.
Benefícios da tokenização para o compradores
O empresário conta que, uma das principais vantagens do token é a pulverização do ativo, que permite que o investidor venda frações do mesmo bem com valores menores, já que cada token representa uma fatia do imóvel. Frankel ainda cita que não é mais preciso dispor mais de R$500 mil para fazer um investimento imobiliário, já que o proprietário do imóvel pode vender os tokens a qualquer investidor do mundo que tenha uma carteira digital e acesso ao produto.
“Além do aprendizado e de ter esse primeiro contato com universo blockchain, o investidor também terá uma vantagem adicional, pois o cashback token confere outra dimensão ao investimento imobiliário, contribuindo com um desconto nas despesas operacionais do apartamento”, afirma.
“O token consegue eliminar uma série dessas objeções ou dessas questões que ainda são entraves para investimento no setor. O mercado ainda é incipiente em iniciativas assim. A partir do momento em que as pessoas tiverem conhecimento de como funciona, vão querer migrar totalmente para o modelo tokenizado”, acredita o empresário.
Fonte: Mercado e consumo