O antigo Hotel Paysandu, um icônico empreendimento localizado no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, está passando por uma transformação significativa. A empresa de arquitetura Cité Arquitetura está liderando um projeto de retrofit que visa preservar a rica história do edifício. O hotel será convertido em um residencial com 50 apartamentos, além de espaços coletivos e uma área de lazer no rooftop.
Um dos principais objetivos da reforma é destacar e manter elementos que definem a identidade do edifício, como a notável fachada em estilo Art Déco. Além disso, o projeto contará com o renomado paisagismo do Escritório Burle Marx e a iluminação projetada por Maneco Quinderé.
O projeto do Paysandu 23, liderado pelo arquiteto Fernando Costa da Cité Arquitetura, abraça o desafio de fundir passado e presente ao trabalhar com o antigo Hotel Paysandu, um edifício tombado. O objetivo é conectar a memória do local de forma inovadora, visando também ao futuro.
A fachada, em estilo Art Déco, é preservada e está sendo restaurada com cuidados especiais, incluindo a iluminação por Maneco Quinderé, para recuperar seu protagonismo. A proposta busca criar uma atmosfera contemporânea que honre a herança histórica do edifício.
No interior do hotel, a reutilização dos acessórios do projeto original cria uma atmosfera agradável de nostalgia para os visitantes. Elementos como luminárias, painéis e portas foram reinterpretados e desempenham novas funções no espaço. Além disso, o residencial oferece uma opção de coworking, distribuindo espaços de trabalho em vários pavimentos para proporcionar maior conforto aos moradores que agora adotam uma nova rotina de trabalho em casa.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Casa Cor