O Governo vai repassar 300 imóveis inutilizados da União por meio do programa “Democratização dos Imóveis da União”, do Ministério da Gestão e Inovação. São mais de 500 imóveis abandonados ou inutilizados pertencentes à União, incluindo prédios, terrenos e galpões, que foram identificados em 2023, muitos deles foram abandonados ou ocupados por movimentos sociais.
O objetivo é destinar esses espaços para moradias populares, saúde pública, educação, atividades esportivas e culturais. Os ativos serão entregues a prefeituras ou movimentos populares, após a aprovação de projetos que determinem a nova função dos locais.
O governo anunciou a declaração de cerca de 300 imóveis como de interesse social, desencadeando a abertura de um processo burocrático para a seleção de novos gestores. A medida visa a destinação desses imóveis para fins públicos até 2026. A maioria dos imóveis está concentrada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Pará, mas uma amostra de 25 ativos em fase avançada de mapeamento revela propriedades em todas as regiões do país.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de Victoria Abel à O Globo