O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo planeja lançar na próxima semana um mercado secundário de títulos do mercado imobiliário. Isso permitiria que bancos “limpassem” seus balanços e aumentassem a concessão de crédito.
Haddad mencionou a Caixa Econômica Federal como um exemplo, sugerindo que poderia repassar títulos de sua carteira de crédito imobiliário a terceiros para negociação no mercado. Ele enfatizou que os envolvidos teriam que fazer concessões para que a iniciativa fosse bem-sucedida. O anúncio foi feito durante um evento do Bradesco BBI.
“Tem um descasamento no Brasil em relação aos índices de reajuste de prestação do que o mercado de longo prazo exige, no ponto de vista de recebível. O pessoal sempre lida melhor com o IPCA+ e a questão da TR [Taxa Referencial]. Nós estamos criando um mecanismo de equalização”, afirmou.
Segundo ele, o tema já foi debatido com o Banco Central, a Caixa, o Banco do Brasil e com representantes do setor da construção civil.
“Se conseguirmos induzir esse processo e simultaneamente termos ambiente macroeconômico mais positivo, com taxa de juros mais civilizada, inflação controlada, entendemos que podemos alavancar o crédito imobiliário no Brasil, que é muito baixo em comparação com países médios”, disse.
Escolha do novo presidente do BC será tranquila
Haddad, declarou que o processo de escolha do próximo presidente do Banco Central será tranquilo e baseado em diálogo. Ele enfatizou que tem mantido conversas sobre o assunto com o atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto.
Haddad fez essas declarações durante um evento organizado pelo Bradesco BBI, onde também mencionou os desafios enfrentados pelo governo em relação à autonomia do BC, destacando que a nomeação dos quatro diretores pelo atual governo deverá contribuir para uma relação mais harmoniosa.
“Tenho ótima relação com o presidente do Banco Central, isso independe das nossas ideias. Nós procuramos institucionalizar a relação da Fazenda com o Banco Central. Isso foi bem feito… Já estou conversando com o Roberto Campos muito tranquilamente sobre essa questão (da sucessão na Presidência do BC)”, afirmou.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Amanda Sampaio CNN Brasil & Info Money