Para quem busca competitividade no mercado, não basta automatizar alguns processos na compra, venda e aluguel de imóveis. É preciso compreender o novo comportamento do consumidor, ter mecanismos que possibilitem personalizar sem perder a humanização do atendimento e que garantam também a sustentabilidade do negócio. É aí que entra a gestão de processos imobiliários.
Ela é um conjunto de processos que torna o dia a dia da empresa mais eficiente, otimizando as tarefas enquanto reduz custos e ainda favorece a experiência do cliente. A propósito, preparamos um artigo exclusivo sobre a importância de conhecer bem seu cliente para a venda de imóveis.
Quando é eficiente, a gestão de processos imobiliários assegura o espaço da empresa no mercado e também a preferência dos consumidores. Afinal, esse é um negócio com múltiplos setores e aspectos, que precisam funcionar de maneira orquestrada para que metas e objetivos sejam alcançados.
Para isso, porém, duas ferramentas são fundamentais: o Customer Relationship Management (CRM) e o Enterprise Resource Planning (ERP). Saiba mais sobre eles e como influenciam diretamente na gestão dos processos imobiliários.
A importância do CRM e ERP: na gestão de processos imobiliários?
CRM e ERP são sistemas de gestão imobiliária que facilitam os processos rotineiros, evitam erros causados por falha humana e ainda ajudam o corretor a encontrar novas oportunidades de negócio.
Com eles, portanto, a empresa tem muito mais possibilidades de crescimento, já que a gestão de processos imobiliários é otimizada. Esses sistemas organizam informações, melhorando a comunicação com os clientes e entre a própria equipe, e ainda automatizam tarefas que levariam horas para serem cumpridas.
Aqui, por exemplo, você encontra um artigo exclusivo sobre como otimizar sua rotina de atendimento ao cliente. Vale a pena ler!
O CRM, por exemplo, faz o gerenciamento do relacionamento com os clientes, armazenando dados valiosos sobre seus interesses e necessidades. Assim, essas informações ajudam o corretor a personalizar o atendimento, oferecendo os melhores imóveis que se adequam às suas necessidades e, consequentemente, a fidelizá-lo.
Além disso, o CRM também permite que vários processos sejam automatizados, como diversas etapas das vendas. Com isso, aumentam a eficiência e a produtividade da equipe.
Já o ERP é responsável pela gestão de todas as operações da empresa, integrando processos e informações em uma única plataforma. Assim é possível gerenciar desde a contabilidade até a gestão de estoques, emissão de boletos, administração de contratos, etc.
Isso significa que a imobiliária pode ter uma visão completa do seu negócio, facilitando a tomada de decisões estratégicas e evitando erros que possam prejudicar a operação. Aqui, inclusive, você vai encontrar 5 razões para digitalizar seu negócio.
Imobiliária Digital: como ela pode ajudar na gestão de processos imobiliários
A transformação digital é uma tendência consolidada em diversas áreas, e na gestão de processos imobiliários não é diferente. Uma imobiliária digital pode oferecer diversos benefícios para seus clientes, como uma busca mais fácil por imóveis, comunicação mais rápida e eficiente e gestão de documentos de forma mais segura e organizada.
Além disso, a adoção de tecnologias otimiza os processos internos, tornando a imobiliária mais produtiva e eficiente. Afinal, a gestão de processos imobiliários precisa lidar com uma quantidade imensa de registros, documentos e informações diversas, de clientes, dos imóveis, dos funcionários e da própria empresa.
Com isso, a organização é uma das chaves principais para a gestão de processos imobiliários. Uma imobiliária organizada consegue atender melhor seus clientes, evitando a perda de informações importantes e aumentando a produtividade da equipe.
Por outro lado, a imobiliária digital garante a proteção dos dados, oferecendo mais agilidade e segurança em todos os processos para os clientes. E com a integração de CRM e ERP, fica muito mais fácil garantir que todos os procedimentos estejam padronizados e bem definidos.
Mais assertividade estratégica em todos os processos
Dessa forma, investir na gestão de processos imobiliários é fundamental para o sucesso de uma imobiliária. Utilizar ferramentas como CRM e ERP, adotar a transformação digital e garantir uma organização eficiente são estratégias que podem trazer diversos benefícios para a empresa e para os clientes.
Uma gestão eficiente resulta em uma empresa muito mais produtiva, com custos reduzidos e com uma experiência do cliente mais satisfatória. E a imobiliária digital ainda permite a mensuração dos resultados, fortalecendo o planejamento estruturado ou permitindo adaptações de rumo que tragam resultados positivos.
Aproveite para conferir aqui tudo sobre a transformação digital no mercado imobiliário!
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!