A região de Campinas enfrenta um desafio no mercado imobiliário devido à falta de corretores de imóveis, de acordo com um levantamento do Creci (Conselho dos Corretores de Imóveis). O aumento de 15% nas vendas no primeiro semestre deste ano, impulsionado pelo lançamento de novos empreendimentos, é contrabalançado pela escassez de profissionais qualificados.
Embora tenha ocorrido um aumento de 20% no número de corretores na região de Campinas, seria necessário um acréscimo de 25% para atender plenamente à demanda por venda e locação de imóveis novos e usados. Isso equivale a um potencial de 2.500 vagas no mercado, que atualmente conta com 10 mil profissionais na região.
José Carlos Sioto, delegado da regional do Creci em Campinas, destacou que a falta de corretores resulta em atrasos no atendimento aos clientes, que muitas vezes precisam esperar dias para serem atendidos.
Dados do Creci indicam que somente o município de Campinas possui 6.500 profissionais credenciados na área. A entidade ressalta que, embora a renda mensal média dos corretores varie de R$6 mil a R$8 mil, é fundamental ter registro no conselho para atuar na profissão.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Daniely Fernandes e Júnia Vasconcelos à G1