A crise no China Evergrande Group aprofundou-se na segunda-feira, quando sua subsidiária Hengda Real Estate Group Co. falhou no pagamento de 4 bilhões de yuans (US$547 milhões) de principal mais juros em um título local. Isso adicionou mais incerteza ao futuro da empresa enquanto seu plano de reestruturação com credores internacionais enfrenta dificuldades.
A Evergrande está lutando para organizar uma das maiores reestruturações da história da China, e recentes eventos aumentaram o risco de uma potencial liquidação.
A empresa cancelou reuniões com credores, enfrentou detenções de funcionários financeiros e não conseguiu cumprir as qualificações regulatórias para emitir novos títulos, o que é um revés significativo para a reestruturação planejada de pelo menos 30 bilhões de dólares de dívida offshore. As ações da Evergrande caíram até 25% na segunda-feira. Além disso, o ex-CEO da Evergrande e o ex-CEO financeiro foram detidos pelas autoridades chinesas.
A empresa enfrenta uma audiência em um tribunal de Hong Kong em 30 de outubro sobre uma petição de liquidação que poderia forçá-la à liquidação, tornando o tempo um fator crítico. A Evergrande também anunciou que não pode atender aos requisitos regulatórios para emitir novas notas, citando uma investigação em curso relacionada a violações de divulgação de informações pela Hengda. A empresa tem uma das maiores dívidas imobiliárias do mundo, totalizando 2,39 trilhões de yuans.
Um indicador das ações do setor imobiliário chinês teve sua maior queda em nove meses na segunda-feira, resultando em uma perda de avaliação de US$ 55 bilhões este ano. O Chian Aoyuan Group também sofreu uma queda recorde nas ações após a retomada da negociação, enquanto a empresa de investimentos imobiliários China Oceanwide Holdings Ltd. enfrenta liquidação judicial devido a uma ordem emitida por um tribunal das Bermudas.
A Evergrande, que já havia enfrentado dificuldades em 2021, cancelou recentemente importantes reuniões com credores que estavam programadas para esta semana, afirmando que precisa reavaliar sua proposta de reestruturação devido a vendas abaixo do esperado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Bloomberg à Info Money