O mercado imobiliário está se adaptando à crescente influência dos animais de estimação, impulsionado por um estudo do Conselho Federal de Corretores de Imóveis que revela que cerca de 63% das pessoas possuem ou desejam ter um pet. No Brasil, o segundo maior mercado pet do mundo após os Estados Unidos, com mais de 130 milhões de animais de estimação, a demanda por espaços confortáveis para esses animais em apartamentos e condomínios está em ascensão.
A mudança nas dinâmicas familiares, com menos filhos e maior presença de gatos e cachorros nos lares, está levando o mercado imobiliário a investir em áreas específicas, como pet care, pet play, pet garden e pet space. A tendência “pet friendly” já é uma realidade, com condomínios modernos projetados para acomodar as necessidades dos animais de estimação e influenciar a escolha de imóveis por parte das famílias.
O Superior Tribunal de Justiça determinou a permissão da presença de animais domésticos em condomínios, com exceção dos casos em que representem riscos à segurança, higiene ou saúde dos moradores. O direito do condômino de usufruir de sua unidade não pode ser impedido, desde que se sigam as regras estabelecidas.
As normas internas podem abordar aspectos como circulação de pets, ruídos e acesso de terceiros ao espaço. Essa tendência de adaptação inclui a criação de ambientes específicos para animais, com infraestrutura dedicada, contemplando desde espaços para brincadeiras até áreas de passeio e banho. Essa abordagem reconhece os animais como parte das famílias e busca atender a um público em crescimento, garantindo harmonia e estrutura no ambiente condominial.
Nos dias atuais, estamos testemunhando uma era de mudanças rápidas e contínuas, onde espaços amplos e pouco funcionais estão se tornando escassos. Nesse contexto, o mercado imobiliário está passando por uma transformação significativa para atender às novas demandas. Uma tendência que reflete o estilo de vida contemporâneo são os “pet places”, espaços dedicados a animais de estimação, que estão se tornando uma parte permanente desse cenário.
A busca por uma melhor qualidade de vida agora se estende a todos os membros da família, incluindo os animais de estimação. Como resultado, a procura por imóveis que ofereçam uma infraestrutura completa para promover o bem-estar dos animais de estimação está em constante crescimento, e essa tendência é esperada para continuar no futuro.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Allan Cardoso à Maringá Post