Edifícios ecológicos são construções que têm como objetivo minimizar o impacto negativo no meio ambiente. Eles foram desenvolvidos como uma resposta às mudanças climáticas e ao fato de que a construção civil é um dos setores mais poluentes e consumidores de energia.
Eles são construídos com técnicas que diferem dos métodos convencionais, usando steel frame ou wood frame, métodos de construção a seco, e outros métodos que reduzem a quantidade de resíduos e o uso de recursos naturais.
Confira abaixo 10 edifícios ecológicos ao redor do mundo que transformaram a arquitetura moderna trazendo mais sustentabilidade para o setor imobiliário.
Edifício The Edge – Holanda
The Edge, localizado no distrito empresarial de Zuidas em Amsterdã, é um marco em edifícios ecológicos. Com sua conclusão em 2015, este edifício é o resultado de uma visão futurista e sustentável, criando um ambiente de trabalho inovador e eficiente.
O design elegante do The Edge é a combinação da tecnologia avançada e economia de recursos. Com isso, ele oferece um local de trabalho confortável, ecológico e eficiente.
New Logic III – Holanda
O edifício verde de Tilburg é uma obra-prima em prédios ecológicos. Com seu design futurista, ele usa madeira, materiais recicláveis e pedras para criar um ambiente confortável. É um dos poucos edifícios no mundo a receber certificado de excelência pela BREEAM, mostrando sua liderança em sustentabilidade.
Council House 2 – Austrália
O Council House 2 é um grande exemplo de edifício ecológico na Austrália. Com sua conclusão em 2006, tornou-se um pioneiro na aplicação de soluções ambientais eficientes em construções.
One Angel Square – Inglaterra
O edifício, concluído em 2013, foi projetado para ser o mais ecológico da Europa, produzindo zero emissões de carbono. Feito pelo renomado escritório 3DReid Limited, é reconhecido como um dos edifícios sustentáveis mais importantes do mundo.
Bullit Center – EUA
O Bullit Center foi reconhecido como o edifício comercial mais verde do mundo. Foi projetado pelo renomado escritório Miller Hull Partnership e inaugurado em 2013. Seu design bioclimático combina madeira e aço para criar um ambiente restaurativo ao ecossistema local.
Venco Campus – Holanda
O edifício multifuncional pertencente ao grupo Vencomatic, contém uma área de 30.000 m². Projetado pela Van Beers Hoogeloon BV e Strijbos Groen. Considerado um dos edifícios mais verdes da Europa. Ele recebeu certificação da BREEAM com classificação de excelência em 2013.
Taipé 101 – Taiwan
Localizado no coração de Taipei, este arranha-céu é um exemplo de design moderno e ecológico. Com uma altura de 508 m², o edifício é referência em tecnologia verde e foi inaugurado em 2004.
25 King – Austrália
O majestoso edifício verde inaugurado em 2018 é uma referência em arquitetura sustentável na Austrália. Com sua estrutura construída a partir de materiais naturais, como madeira, o edifício oferece não apenas benefícios ambientais, mas também um ambiente de trabalho saudável e benéfico para os ocupantes. Como o maior prédio verde do continente, ele é um modelo de eficiência e responsabilidade ambiental.
T3 – Estados Unidos
O T3 é uma verdadeira joia da arquitetura verde, trazendo a harmonia entre tecnologia, trânsito e meio ambiente. Recebeu destaque pela certificação internacional BREEAM por sua construção sustentável e eficiência energética.
Edifício Bloomberg – Inglaterra
A construção é notável pela sua eficiência energética, garantindo um impacto ambiental mínimo na cidade. Além disso, sua localização privilegiada, próxima a estações de transporte público, incentiva a utilização de transporte sustentável por parte de seus ocupantes.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da: Casa Cor