De acordo com os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), o Edifício Copan, localizado no Centro de São Paulo, possui mais unidades habitacionais do que 254 municípios brasileiros.
Composto por uma arquitetura sinuosa e considerado um dos maiores complexos residenciais do país, o Copan abriga 1.160 apartamentos. Para efeito de comparação, a cidade de Borá, a menor do estado de São Paulo e a segunda menor do país, conta apenas com 413 domicílios particulares e possui uma população de 907 habitantes.
Vale ressaltar que a análise, considerou todos os domicílios presentes no Copan, independentemente de estarem ocupados ou não, e não levou em conta as lojas comerciais existentes no edifício.
- O Copan tem quase o triplo de apartamentos do que a cidade de Borá tem de domicílios.
- Borá precisaria que a sua população fosse ao menos cinco vezes maior do que o número atual para ocupar o Copan.
- Borá é o município com menos domicílios do Brasil
- Apesar de Serra da Saudade ser a menor cidade do país, ela possui 576 domicílios, 163 a mais do que Borá.
Segundo a administração do edifício, são mais de 5 mil moradores no prédio de Niemeyer, número maior do que o registrado em 1.331 cidades do Brasil. O número de moradores do prédio é uma média divulgada, já que a população pode variar mês a mês.
O Brasil tem apenas três cidades com menos de mil habitantes. A menor cidade do país é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 833 habitantes. Seguida por Borá, com 907 moradores e em terceiro está Anhanguera, em Goiás, com 924 habitantes.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Deslange Paiva à G1