A Loft conduziu um estudo revelando as maiores discrepâncias nos preços de imóveis à venda em diversos bairros de Florianópolis. A pesquisa identificou que bairros como Santo Antônio de Lisboa, Vargem do Bom Jesus, Pantanal, Morro das Pedras e Jurerê Internacional apresentam divergências superiores a 25% entre os preços anunciados e os valores recomendados pela empresa.
O estudo foi conduzido com base nos dados da Calculadora de Preços Loft, uma ferramenta de aprendizado de máquina alimentada por mais de 10 milhões de anúncios e transações imobiliárias. Essa ferramenta está disponível para as imobiliárias parceiras da startup.
Rodger Campos, economista urbano e líder de estratégia da Loft, destacou que a falta de informações precisas é um dos principais desafios no mercado imobiliário. A ausência de dados confiáveis muitas vezes leva compradores e vendedores a depender de fontes imprecisas, como conversas com moradores e porteiros.
Esse processo acaba sendo demorado e pode levar meses, ou até anos, para que ambas as partes alcancem um acordo de preço equilibrado. A tecnologia e os dados fornecidos pela Loft visam resolver esse problema, facilitando a precificação mais precisa dos imóveis e agilizando as transações.
No mercado imobiliário, os bairros mais valorizados de uma cidade estão apresentando notáveis discrepâncias entre os preços de imóveis pedidos pelos vendedores e os preços recomendados. Dentre os 10 bairros que lideram essa lista, 9 deles possuem um valor por metro quadrado acima de R$10 mil.
Confira a lista divulgada pela Loft:
E se quiser conferir a listagem completa com os 30 bairros analisados pela Loft clique aqui.
Esse fenômeno de sobrevalorização é atribuído à falta de informações precisas sobre os preços reais de contrato, especialmente quando se trata de transações de imóveis usados. Proprietários muitas vezes utilizam preços de imóveis novos como referência, o que contribui para elevar os valores pedidos. A ausência de um ponto de referência sólido leva a uma tendência de aumento de preços em relação aos valores apresentados por calculadoras de preços.
Para abordar essa questão, foi lançada uma calculadora de preços disponível em 30 cidades, incluindo a capital catarinense, direcionada a imobiliárias que utilizam o sistema de gestão Vista, desenvolvido pela empresa. A calculadora visa fornecer uma referência mais precisa para preços de imóveis, evitando deslocamentos excessivos e promovendo uma abordagem mais informada nas transações imobiliárias.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Economia SC