O mercado de imóveis de luxo é um dos mais resilientes e lucrativos do setor. Se juntarmos às perspectivas do Banco Central para o mercado imobiliário em 2023, o nicho fica ainda mais atraente no país.
De acordo com a instituição, é esperado um crescimento significativo em 2023 em relação a 2022, opinião que é compartilhada por 60% dos empresários do ramo de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
É certo que essa sempre foi uma área em que os problemas financeiros da maioria das população demoram muito a chegar – quando chegam. Mas acontece que a pandemia acabou impulsionando ainda mais a busca por imóveis de luxo e alto padrão.
Entre os principais motivos estão a forte aderência ao home office, a busca por mais espaços ao ar livre e qualidade de vida, a valorização ainda maior do conforto em casa e toda uma nova significação do lar como porto seguro, principalmente em casos de restrição de imobilidade e fronteiras fechadas.
Por outro lado, o consumidor do mercado de imóveis de luxo tem uma boa reserva de capital, dificilmente é pego desprevenido por uma crise econômica e tem como uma de suas maiores prioridades o seu próprio conforto.
Aliás, preparamos também um artigo mostrando como os brasileiros também estão investindo no mercado de imóveis de luxo em Portugal. Você pode conferir clicando aqui.
Como foi o ano de 2022 para o mercado de imóveis de luxo
Por tudo isso, os números do setor em 2022 foram mais do que simplesmente atraentes para os corretores do nicho. Para se ter uma ideia, só até abril do ano passado esse mercado já havia crescido 14% em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Abrainc. E, no total do ano, o crescimento foi de 53%.
Já no segundo trimestre de 2022 o total de unidades de alto padrão vendidas representou quase 7% dos imóveis de todos os lançamentos.Na comparação do segundo trimestre de 2021 com o segundo trimestre de 2022, foi registrado um aumento de 37,7%. E, de acordo com a consultoria Brain, o crescimento do segmento deve continuar sendo bastante considerável em 2023.
E você tem uma boa ideia desses números nesse conteúdo sobre a alta histórica do nicho na capital de São Paulo.
Mas o que é um imóvel de luxo em 2023?
Para o corretor especializado as chances de ter comissões astronômicas só aumentam. Mas se o mercado está em franca expansão, para quem ainda não é do nicho é preciso atenção a algumas dicas.
Uma delas é entender o que significa um imóvel de luxo em pleno 2023. Afinal, hoje não basta ter uma grande área livre e/ou construída e acabamentos de primeira para satisfazer as exigências do consumidor.
Com a transformação digital em todos os setores, os imóveis também precisam se adaptar às novas demandas da população, ávida por tecnologia e inovação. As casas inteligentes, por exemplo, não chegam a ser uma novidades, mas são uma tendência consolidada no público de alto padrão.
Outra tendência fortíssima é a personalização das plantas de acordo com o perfil de cada família, garantindo certa autonomia para influenciar no projeto arquitetônico.
Já a sustentabilidade dos projetos atinge todos os nichos, mas ganha ainda mais força nos imóveis de luxo. Áreas verdes privativas e ações que reduzem ao máximo o impacto dos imóveis no meio ambiente são cada vez mais cobrados.
5 Dicas para valorizar seus serviços como corretor de imóveis de luxo
Como você viu, o mercado dos imóveis de luxo é um filão que pode render ótimos frutos para o corretor. Mas não se engane, esse público é também bastante exigente, afinal os montantes movimentados podem alcançar quantias estratosféricas.
Aqui você confere alguns desses valores nos imóveis de luxo cariocas.
Por isso, é muito importante que o corretor seja um profissional completo, totalmente alinhado com as últimas novidades do mercado e preparado para oferecer diferenciais de atendimento.
1 – Conheça bem o mercado de alto luxo
Esse nicho tem demandas bem específicas, portanto é fundamental conhecer o mercado de alto luxo a fundo. Você deve dominar bem a situação econômica atual, as tendências para o futuro e as melhores oportunidades do nicho, tanto para moradia quanto para investimento.
Esse público precisa ter segurança no seu conhecimento do mercado para fechar negócio. Então tenha respostas na ponta da língua sobre documentação, custos, taxas, financiamentos, as particularidades de cada imóvel, etc.
Assim você tem mais subsídios para elaborar a proposta ideal para cada cliente. Inclusive se ele for estrangeiro, uma demanda que está alta no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.
2 – Tenha boa aparência
É muito importante também estar sempre preparado para atender seu cliente de imóveis de luxo a qualquer momento. Por isso é fundamental investir na boa aparência, porque reuniões, visitas e até mesmo encontros informais podem ocorrer quando você menos espera.
Desde o primeiro contato, estar sempre alinhado e cordial é um diferencial que conta pontos e agrega valor aos seus serviços de corretor.
3 – Procure ficar em sintonia com o cliente
Clientes de imóveis de luxo geralmente têm uma boa bagagem cultural, conhecem vários lugares do mundo, falam outros idiomas, frequentam locais da moda, etc.
Como corretor, você não precisa se preocupar em ter o mesmo estilo de vida, mas é importante estudar outras culturas, quais são os lugares badalados do momento e quem sabe até outra língua mesmo que seja pela internet.
Além de conhecimento não ocupar espaço, ele te dá mais segurança para lidar com pessoas que têm um perfil diferente do que você pode estar acostumado. Assim, além de criar uma relação mais confortável com o cliente de alto padrão, todo estudo é um investimento em você mesmo.
4 – Faça networking
Já pensou como o cliente de alto padrão procura por imóveis de luxo. Na maioria das vezes é por indicação de amigos ou de profissionais especializados. Isso significa que é fundamental ter uma boa rede de contatos (networking) para conseguir indicações.
Para isso, a dica é buscar criar relacionamentos em eventos sociais, festas e bares ou restaurantes badalados, locais estratégicos para ser visto e conhecido.
Um bom networking também pode gerar parcerias interessantes, seja com outros corretores, empresas ou profissionais. Assim você agrega mais valor oferecendo produtos e serviços que complementam o seu trabalho. Além disso, uma boa rede de contatos pode gerar muitas oportunidades ao longo do tempo.
5 – Invista em tecnologia
A tecnologia hoje está presente na vida de todos, em maior ou menor escala. Afinal, há aplicativos para tudo, da comida ao transporte, passando pela moda, telefonia, etc.
E se o cliente faz questão de imóveis de luxo inteligentes, que facilitam o dia a dia, é claro que ele também faz questões de tecnologia que tornem sua busca no mercado imobiliário mais ágil, confortável e eficiente.
Por isso, o corretor precisa investir em tecnologia para oferecer diferenciais de atendimento, facilitando também a criação de estratégias mais personalizadas e engajadoras.
Crie canais de atendimento variados, esteja sempre disponível em chats e WhatsApp, tenha um site eficiente e redes sociais que demonstrem o seu alto nível de trabalho.
Tenha ferramentas que agilizem sua rotina e te deixe com mais tempo disponível para atender essas demandas tão especiais do mercado de alto luxo.
Enfim, mostre que você entende o mundo do seu cliente de alto padrão e que está preparado para ajudá-lo a fazer o melhor investimento.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!