Como bom corretor, você já deve ter reparado que os vídeos estão se proliferando com uma rapidez impressionante com o assunto é vender imóveis. Claro, eles se tornaram uma ferramenta poderosa de marketing imobiliário. Afinal, “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca foi um ditado tão atual.
Mas a questão é que essa realmente não é uma estratégia nova, apesar de estar bombando com o aumento das redes sociais. Para se ter uma ideia, pesquisa da National Association of Realtors de 2012 já mostrava que 85% dos compradores e vendedores preferem trabalhar com corretores que realizam o marketing imobiliário com vídeo.
Claro que desde então muita coisa mudou. Inclusive, o Brasil é um dos maiores consumidores de vídeos online. Pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra que de 2018 a 2020 esse consumo de vídeos aumentou 84% no país. Agora, em 2022, cerca de 61% de brasileiros consomem algum tipo de vídeo via internet.
A pandemia deu um empurrão e tanto nesse consumo, especialmente nos vídeos de marketing imobiliário. E é aí que vive o “problema”. Se nada disso é novo, como criar diferenciais para que os vídeos se destaquem? Como encantar seus clientes em potencial e evitar que migrem para a concorrência? Como transformar sua audiência em multiplicadores da sua marca?
Como criar uma estratégia de vídeos de marketing imobiliário?
Bem, como qualquer outra estratégia de marketing imobiliário, tudo começa com um bom entendimento sobre quem é seu público. Mas também sobre seus produtos, de alguns assuntos relacionados, sobre o propósito da sua marca e de seus objetivos. Aliás, se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing imobiliário, esse conteúdo tem várias ideias de estratégias.
Isso requer uma certa análise de dados, caso contrário estará atirando para todo lado. Com as informações certas é mais fácil encontrar o tipo certo de linguagem e os melhores canais de divulgação, por exemplo.
Entenda a jornada do cliente
Compreender toda a jornada do cliente é fundamental para criar um planejamento de vídeos mais empáticos e assertivos. Dessa forma, você vai usar o marketing imobiliário em seus vídeos para gerar conteúdos agregadores e atraentes que se encaixem nas diversas etapas do processo de compra.
A partir daí crie uma programação aproveitando essas dicas!
Faça vídeos com a listagem de propriedades
Geralmente são vídeos simples, fáceis de fazer, que basicamente unem imagens e textinhos criando uma espécie de portfólio dos imóveis da sua carteira.
Como são muitos, procure formatar video clipes com imóveis que tenham algo em comum: mesma região, preço médio ou alguma outra característica interessante. Ou opções de veraneio, locação ou salas comerciais, por exemplo.
Trabalhe um imóvel em especial
Use o marketing imobiliário em vídeo para trabalhar um imóvel em especial. Pode ser um lançamento, uma propriedade que acabou de entrar ou um que está há mais tempo ocioso. Crie um roteirinho sobre o imóvel em si, mas também seu entorno, mostrando as vantagens de morar naquele lugar.
Por outro lado, fazer um home staging também é uma ótima forma de acelerar a venda – e você pode fazer um vídeo tipo antes x depois do imóvel preparado. Nesse artigo nós falamos sobre a técnica que é sucesso em todo o mundo.
Faça vídeos de bairro
Os vídeos de bairros são uma excelente forma de trabalhar o marketing imobiliário da sua região de atuação.
Faça uma espécie de tour mostrando os principais pontos do dia a dia de quem vai morar lá: a padaria tradicional, as lojinhas mais frequentadas, os restaurantes mais badalados, a facilidade de locomoção, os pontos mais famosos, etc.
Mas humanize seu vídeo mostrando as pessoas, moradores antigos, crianças brincando na pracinha, o dono da banca de jornais. Mas não esqueça de pedir uma permissão assinada pelo uso de imagem de cada um deles para evitar problemas.
Mostre como é a educação na região
O vídeo de marketing imobiliário também deve incluir um aspecto importante: a educação dos filhos. Quais as instituições de ensino que o morador vai encontrar? Quais são as mais tradicionais?
A dica é procurar parcerias com as escolas e faculdades para incrementar seu vídeo. Eles podem ceder algumas imagens e até vídeos promocionais que podem entrar na edição, assim como falar um pouco sobre a própria instituição.
Faça parcerias
Aliás, mostrar que você não só conhece, mas também é conhecido na região agrega bastante valor ao marketing imobiliário. E as parcerias são ótimas para isso.
Faça parceiros nos mais variados segmentos, como academias, restaurantes e supermercados. Inclua-os nos vídeos, valendo até inserir alguma promoção que você conseguir para os clientes da imobiliária. Assim, um negócio impulsiona o outro.
Mostre os eventos na comunidade local
Sua região costuma ter eventos interessantes? Shows na praça, festas populares e feiras são ótimos assuntos para agregar valor ao seu marketing imobiliário. Procure as associações de moradores e a prefeitura para saber a programação e faça um calendário de eventos que alimentarão seus vídeos.
Mostre um pouco de você
Em tempos de atendimento humanizado, é muito importante que as pessoas o conheçam. Mostre o rosto e o coração por trás da marca. Fale um pouco sobre a sua trajetória, seus resultados, suas taxas de sucesso.
É uma ótima estratégia de marketing imobiliário incluir também alguns depoimentos de clientes antigos, parceiros e colegas de trabalho. Mostre que é uma pessoa confiável e um profissional de primeira linha, sempre de forma simpática, empática e transparente.
Mostre seus resultados
Acabou de vender um imóvel? Faça um vídeo sobre a venda. Essa é uma estratégia de marketing imobiliário especialmente interessante para conquistar proprietários que não o conhecem ou estão em dúvida sobre colocar ou não o imóvel com você.
Os chamados vídeos just sold mostram seu sucesso, a rapidez com que fechou negócio e geram mais confiança na sua expertise. Além disso, são muito fáceis de fazer: basta remodelar o vídeo original daquele imóvel para mostrar que já foi vendido. Tarjas e legendas resolvem a questão rapidamente.
Dê dicas imobiliárias
Outro tipo de vídeos imobiliários de sucesso são os de dicas e soluções para seus clientes em potencial. Você pode fazer uma compilação das dúvidas mais comuns que costuma responder aos seus clientes, por exemplo.
Mas também reunir alguns assuntos relacionados, como dicas sobre como escolher entre casa e apartamento, sobre decoração, legislação sobre pets, taxas e impostos (condomínio, IPTU, etc), documentação para compra e até sobre como escolher o melhor corretor (você!).
De olho na duração do vídeo
Ficou na dúvida sobre a duração do vídeo? Não tem problema: veja o que o Google diz nesse artigo que preparamos sobre o assunto!
Viu como há muitas formas de criar vídeos de marketing imobiliário muito interessantes e engajadores?
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado, até o próximo!