A engenheira Marina Cury, 51 anos, é a única mulher à frente de uma consultoria de gestão imobiliária no Brasil. Atualmente, ela é CEO da multinacional Newmark no país. Vinda de uma família libanesa com tradição no mercado imobiliário e no empreendedorismo, Marina seguiu um caminho surpreendente.
Seu pai, Elias Cury, fundou a Cury Construtora em 1962, que se tornou uma das maiores incorporadoras de baixa renda do Brasil, liderada por seu irmão, Fábio, desde os anos 1990. No entanto, Marina nunca imaginou que um cargo de CEO estivesse em seu futuro. “Toda a minha família tem uma veia empreendedora, mas eu não imaginava que também tivesse. Estava muito acostumada a ser executiva”, revelou em entrevista à EXAME.
Marina trabalhou por 14 anos na Cushman & Wakefield, uma das maiores consultorias de gestão imobiliária do mundo. Ela começou como trainee e chegou a diretora estatutária para a América do Sul, liderando as áreas de inquilinos e proprietários em seis países. O ponto de virada em sua carreira começou com uma pergunta de um amigo: “Ele me perguntou se eu tinha currículo pronto e me dei conta de que nunca pensei em sair. Estava investindo lá como se fosse minha empresa”.
Aos 40 anos, Marina decidiu mudar de rumo. Pediu demissão para tirar um ano sabático, que acabou durando apenas seis meses. Ela então iniciou sua jornada no empreendedorismo, estruturando a operação da Newmark no Brasil, concorrente da Cushman & Wakefield.
A Carreira de executiva
Marina seguiu os passos do pai e se formou em engenharia em uma turma com apenas três mulheres entre 40 alunos. Estagiou no mercado financeiro e depois trabalhou na Cury, a empresa da família. Percebeu que não queria atuar diretamente com construção, preferindo áreas como o comercial.
Saiu da Cury para ser trainee na Cushman & Wakefield, onde se destacou na área de representação de inquilinos, um setor ainda incipiente no Brasil. “Foi ali que desenvolvi meu DNA, minha paixão”. Em cinco anos, passou de trainee a diretora das áreas de representação de inquilinos e varejo, e depois assumiu a responsabilidade pela América do Sul.
O auge de sua carreira como executiva foi quando passou a lidar também com proprietários de imóveis, equilibrando as demandas de ambos os lados.
Virada para o empreendedorismo
Mesmo com uma carreira consolidada, Marina sentiu que era hora de mudar. A provocação do amigo a levou a iniciar um processo de coaching, onde descobriu seu desejo de empreender. “Tinha 40 anos na época e senti que era hora de fazer uma mudança. Pensei em tudo, até em abrir franquia. Mas não conseguia me decidir com o mundo girando”.
Durante seu sabático, recebeu a ligação de um colega argentino com uma proposta: liderar a operação da Newmark no Brasil. Aceitou o desafio e, em abril de 2014, começou a estruturar a empresa no país. Em 10 anos, a Newmark se tornou a quarta maior empresa do ramo no Brasil.
Marina optou por uma operação menor e mais eficiente. “Eu queria empreender, não ser funcionária. E para isso, precisava de carta branca para implementar o que acho que funciona melhor: ter uma operação menor e mais eficiente”. A Newmark concentra a inteligência e estratégia do negócio e terceiriza áreas operacionais, oferecendo um atendimento personalizado aos clientes.
A mulher no mercado imobiliário
Ao longo de sua carreira, Marina enfrentou a predominância masculina no setor de construção civil. “É um ambiente machista, mas principalmente masculino. Temos que nos provar muito mais que os homens – especialmente para quem não conhece nosso histórico de atuação no mercado”.
Hoje, ela é a única mulher entre os CEOs regionais da Newmark e está acostumada a ser a única mulher nas reuniões. Dentro da Newmark, 60% dos funcionários são mulheres, incluindo o corpo diretivo. “Com certeza é algo que nos ajuda. Faz bem para a empresa ser diversa”.
Marina Cury continua a inspirar mulheres no mercado imobiliário, mostrando que é possível alcançar cargos altos e liderar com eficiência e inovação.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Exame