A geração baby boomer, composta por pessoas nascidas entre 1946 e 1964, é uma das mais ricas da história, mas enfrenta uma crescente crise habitacional à medida que envelhece. De acordo com o Wall Street Journal, o número de casas de repouso necessárias para acomodar a população idosa nos EUA está muito aquém da demanda. A estimativa é de que 560.000 unidades sejam necessárias até 2030, mas, com a taxa de desenvolvimento atual, apenas 191.000 novas unidades serão adicionadas. Isso resulta em uma escassez que ameaça a qualidade de vida dos boomers, que, em sua maioria, não conseguem arcar com os altos custos das casas de repouso privadas.
Um estudo da Universidade de Harvard revelou que 11,2 milhões de idosos estavam gastando mais de 30% da sua renda com moradia em 2021, um recorde histórico. Embora programas governamentais ajudem, a oferta não consegue acompanhar a demanda, e listas de espera para vagas são comuns em diversas regiões. Além disso, a escassez de mão de obra, exacerbada pela pandemia, tem dificultado o desenvolvimento de novas unidades habitacionais, especialmente para as faixas de renda mais baixas.
Enquanto as casas de repouso de luxo atendem aos boomers mais ricos, a maior parte dessa geração enfrenta dificuldades em encontrar moradia acessível. A escassez de pessoal nas casas de repouso também agrava a situação, com um número crescente de idosos necessitando de cuidados diários. Estima-se que, entre 2000 e 2040, o número de pessoas com mais de 85 anos, que provavelmente precisarão de cuidados, quadruplicará.
A pressão sobre o sistema de saúde também será imensa, com o Medicare e outros seguros tendo que se expandir para dar conta da demanda crescente, um desafio que, segundo especialistas, pode ser comparado a um “tsunami” de necessidades.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Chloe Berger, ao Fortune – Traduzida por E-Investidor