ChatGPT é uma nova ferramenta viral de Inteligência Artificial lançada em novembro de 2022 pela empresa OpenAI. Essa tecnologia pode gerar respostas elaboradas às solicitações do usuário.
JJ Johannes, um corretor de imóveis, criou um anuncio completo em menos de cinco segundos digitando algumas palavras-chave na ferramenta “é uma tarefa que de outra forma levaria uma hora ou mais para escrever sozinho. Isso me economizou muito tempo. Não é perfeito, mas foi um ótimo ponto de partida. Minha formação é em tecnologia e escrever algo eloquente leva tempo. Isso facilitou muito“ afirmou ele reforçando que fez alguns ajustes e edições no trabalho do ChatGPT antes de publicá-lo.
Johannes está entre os corretores imobiliários que estão experimentando o ChatGPT desde que foi lançado publicamente no final de novembro. Alguns corretores disseram à CNN que já mudaram a maneira como trabalham, desde a redação de listas e postagens nas redes sociais até a redação de documentos legais. Também pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas, como responder a perguntas frequentes e fazer cálculos complexos.
A ferramenta é treinada em grandes quantidades de dados online para gerar respostas aos comandos do usuário. Ele escreveu ensaios originais, histórias, letras de músicas e resumos de trabalhos de pesquisa que enganaram alguns cientistas. Alguns CEOs o usaram para escrever e-mails ou fazer trabalhos de contabilidade.
Em menos de dois meses, o ChatGPT provocou discussões sobre seu potencial para revolucionar vários setores, da publicação ao direito. Mas já está tendo um impacto tangível em como vários corretores de imóveis em todo o país fazem seu trabalho, na medida em que alguns não conseguem mais imaginar trabalhar sem ele.
“Estou usando há mais de um mês e não consigo me lembrar da última vez que algo me impressionou tanto”, disse Andres Asion, corretor da Miami Real Estate Group.
Atualmente o ChatGPT é gratuito, mas a OpenAI, a empresa por trás dele, está considerando uma cobrança mensal de US$42.
IA sempre ajudou o mercado imobiliário
Embora o ChatGPT tenha gerado uma onda de interesse entre os corretores de imóveis, a incorporação de inteligência artificial no mercado imobiliário não é totalmente nova.
O site de listagens Zillow, por exemplo, usou IA para mapeamento 3D, criando plantas baixas automáticas e para sua ferramenta Zestimate, que pode escanear fotos para ver se uma casa tem pisos de madeira ou utensílios de aço inoxidável para que sua estimativa de preço reflita melhor as condições do mercado.
No início desta semana, a Zillow lançou um recurso de IA que permite que compradores em potencial realizem pesquisas em uma linguagem mais natural, algo que há muito tempo é dominado pelo Google.
Matt Kreamer, porta-voz da Zillow, disse que o setor imobiliário tem demorado mais para inovar, mas “acho que veremos avanços muito maiores em breve”. Ele disse que Zillow não vê nenhuma preocupação clara com os agentes que usam o ChatGPT para ajudar a simplificar o trabalho que já fazem e economizar tempo.
Criadores de conteúdo aderiram a IA quase em massa
O uso do ChatGPT foi abraçado quase que de imediato por criadores de conteúdo. Seja na criação de artigos para blog ou post para redes sociais, a empolgação com a ferramenta é tanta, que teve empresa anunciando 12% da demissão de seus funcionários e adoção integral da inteligência artificial para escrever seus artigos.
Como utilizar?
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do CNN Brasil