O mercado imobiliário sempre foi conhecido por sua alta competitividade. No entanto, além de todo o seu conhecimento, em época de crise o corretor de imóveis precisa exercitar, também, a sua criatividade.
Por conta da pandemia do coronavírus, por enquanto o cenário ainda é de espera – mas não de braços cruzados. Afinal, quarentena não é férias.
Apesar da quarentena reduzir o movimento da economia em praticamente todos os setores, essa é a hora certa para o corretor de imóveis estudar as novas tendências e adaptar estratégias.
Mudanças profundas estão ocorrendo e muitas delas deverão dar novo rumo às relações pós-quarentena.
De acordo com os especialistas, é muito provável que passe a haver um maior distanciamento social, reação natural para evitar novas contaminações.
Com isso, os serviços online ganham ainda mais peso, o que torna imperativo o investimento em tecnologia. No entanto, antes de mais nada é preciso abrir a mente para entender a nova realidade que está se formando.
Corretor de imóveis: transforme a crise em oportunidade
A carreira de corretor de imóveis sempre foi dinâmica. Afinal, é preciso estar atento às mudanças nos hábitos de consumo para trabalhar com o produto certo, da forma certa e para o público certo.
A questão, então, é analisar as mudanças para transformar a crise em oportunidades. Para isso, é importante lembrar que o corretor de imóveis lida com sonhos, com esperanças e expectativas.
Então use a sua profissão para mostrar às pessoas que vale a pena pensar adiante e apostar no futuro.
A compra de um imóvel pode significar segurança de viver no que é seu, um investimento para viver de renda, uma mudança para se afastar de lembranças ruins ou dar a si mesmo uma nova chance de vida.
Qual o sonho do seu cliente? O que ele espera para depois da pandemia? Trocar o apartamento por uma casa e ter mais espaço para a família? Ter a segurança de um segundo imóvel alugado? A independência de viver sozinho? Como você pode ajudar para que ele comece hoje a construir a sua felicidade pós-quarentena?
Tenha em mente duas coisas:
- O processo de compra de um imóvel não acontece de uma hora para a outra. Então comece hoje a envolver o cliente, sem esquecer que essa será uma venda a longo prazo.
- Imóveis continuam sendo o bem mais seguro. Então, há sempre pessoas pensando em investir, mesmo nos períodos de crise.
Analise os possíveis rumos do mercado
Os tempos de coronavírus são cheios de incertezas, mas algumas tendências foram aceleradas e deverão se consolidar definitivamente. Outras estão surgindo, mas merecem a atenção do corretor de imóveis.
Home office
De acordo com os especialistas, tudo indica que a modalidade deverá ser adotada nas empresas mesmo após a Covid-19 para as funções que podem ser desempenhadas à distância.
Isso deve desencadear dois rumos para o mercado imobiliário. Um deles é a busca por imóveis que permitam um pouco mais de privacidade no home office.
Apesar da mobilidade cada vez maior dos equipamentos, a interferência pode ser contraproducente nas famílias maiores.
Por outro lado, o home office dispensa a necessidade de morar próximo ao trabalho. Assim, a modalidade, aliada à tendência do distanciamento social voluntário, deve aumentar a busca por imóveis mais distantes dos grandes centros, onde a concentração de pessoas é menor e o ar mais saudável.
Casas de veraneio
Sonho de consumo de boa parte da população, a casa de veraneio começa a mudar de status. Em tempos de coronavírus elas têm servido de refúgio para famílias que vivem em apartamentos e querem fugir do contato com os vizinhos.
Com os serviços e áreas de lazer fechados nos condomínios, as casas de veraneio oferecem mais espaço e áreas ao ar livre, principalmente para crianças e idosos.
Além disso, as unidades costumam ser mais distantes, sem necessidade de contato direto com outros moradores no elevador, por exemplo, reduzindo as chances de contágio.
Por outro lado, a facilidade de acesso à internet e o crescimento dos serviços de delivery também contam a favor da mudança, que já é considerada como opção definitiva por várias famílias.
Crie diferenciais de atendimento
Com ou sem coronavírus, uma coisa é certa: não tem quem não goste de ser bem atendido. E o (bom) atendimento é o grande diferencial do corretor de imóveis.
Uma vez antenado com os rumos do mercado, é preciso saber o que oferecer a quem. E não se engane: o coronavírus pegou o mundo de surpresa, mas faz parte da natureza humana fazer planos para o futuro. E nele com certeza estão boas oportunidades de negócio.
Por isso, aproveite esses dias mais vagarosos para estudar sua carteira de clientes. Quantos pararam a negociação? Será que não é uma boa época para conseguir melhores condições e fechar o negócio?
Não esqueça que a negociação de locação também faz parte de um bom atendimento. Assim é possível evitar problemas sérios de inadimplência e manter a roda de negócios girando.
Aumente sua disponibilidade
Estar sempre disponível é um verdadeiro compromisso para o corretor de imóveis de sucesso. No entanto, nessa época é ainda mais importante aumentar sua disponibilidade o máximo possível para não perder nenhuma oportunidade.
Amplie seus canais de atendimento online, oferecendo o máximo possível de opções para contato. O chatbot, por exemplo, é uma ótima dica para não perder nenhuma chamada na sua imobiliária. O tempo de espera cai para zero e você reduz a chance do prospect migrar para a concorrência.
Amplie sua presença online
Mais do que nunca as pessoas estão online, por isso é na internet que a sua presença precisa estar mais fortalecida. Invista no marketing digital, oferecendo conteúdos que ajudem seus clientes nesses tempos difíceis.
Ofereça seus imóveis, claro, mas também mostre o lado humano por trás dos negócios.
Escolha assuntos relevantes e atuais, como dicas de higiene para evitar o contágio, medidas de precaução se tiver que sair de casa, dicas para o home office, ideias de decoração e arquitetura, etc.
Além disso, mesmo durante a quarentena o corretor de imóveis pode investir no seu networking. Ao fazer parte de uma rede social de negócios você conhece outros corretores, consolida amizades e conquista parcerias valiosas.
Mostre que se importa com seus clientes
Muitas pessoas não conhecem todas as ferramentas que o corretor de imóveis pode disponibilizar para seus clientes.
Então divulgue as iniciativas que sua imobiliária toma para manter um atendimento de qualidade mesmo à distância.
Mostre que é possível visitar imóveis e até fechar locações online com a imobiliária digital. Divulgue as facilidades da visita virtual, mostre vídeos, fotografias panorâmicas e em 360º, por exemplo.
Mantenha um site responsivo e veloz e não abra mão de um sistema para imobiliária completo, com todas as ferramentas que o corretor de imóveis precisa para fechar excelentes negócios – em qualquer época do ano.
Aproveite para conhecer gratuitamente o Imobzi, um único software que garante a melhor experiência do CRM à gestão de locação e financeiro!