Falar da alta competitividade no mercado imobiliário já virou clichê. Mas o que também já se tornou clichê é o corretor que resiste a melhorar sua presença nas redes sociais para encantar seu público-alvo.
Por falta de conhecimento, preguiça ou mesmo descaso, alguns profissionais ainda não entendem a importância dessas plataformas. Aliás, aqui nesse artigo nós mostramos como elas podem ajudar a vender imóveis.
As redes sociais são a melhor forma do corretor criar e manter um relacionamento com seus clientes em potencial e também nutrir a fidelização dos antigos.
Hoje, o Instagram tem 113 milhões de usuários só no Brasil – e é apenas a terceira rede social mais usada no país. À frente, estão o WhatsApp (169 milhões) e o Youtube (142 milhões), de acordo com os dados do relatório produzido pela parceria We Are Social e Meltwater em fevereiro de 2023.
Já a análise “Tendências de Social Media 2023” da Comscore mostra que o brasileiro passa em média 46 horas por mês na internet. E esse número só vem aumentando desde a pandemia: é 31% maior do que em janeiro de 2020.
Por isso, se é na internet que o cliente está, é na internet que o corretor precisa estar também. Mas marcar presença nas redes sociais não é criar um perfil em todas as redes, gerenciar e investir sem um estudo prévio. Muito pelo contrário, é preciso saber usá-las criando estratégias que atinjam positivamente as pessoas certas.
Veja a seguir como fazer isso e melhorar a sua presença, passando a mensagem certa e gerando mais credibilidade para aumentar as vendas.
Presença nas redes sociais: tenha objetivos bem definidos
Não basta apenas estar na internet. É muito importante traçar os objetivos que você pretende atingir antes de iniciar os trabalhos. Só assim você poderá acompanhar os resultados e usar métricas para saber se a estratégia está valendo a pena ou se é preciso adaptá-la em algum ponto.
Então defina o que você pretende com os conteúdos postados: divulgar a sua marca, aumentar a quantidade de seguidores, geração de leads para o site, se tornar referência no segmento, ser uma fonte de consulta ou aumentar as vendas?
A propósito, você também pode querer se tornar um influenciador. Nós preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse novo perfil de corretor. Leia clicando aqui.
Identificação do público alvo é fundamental
A identificação do público-alvo é fundamental para gerar conteúdo relevante. Ou seja, você precisa conhecer bem o perfil de quem pretende impactar com suas postagens para oferecer soluções de valor.
Para criar conteúdos que façam diferença para as pessoas você deve pesquisar quem são seus clientes em potencial. O que fazem, faixa etária, classe social, hobbies e tipo de profissão, região em que atuam, tipo de imóvel que mais procuram, valor médio do ticket, problemas que enfrentam mais comumente, expectativas e receios.
Escolha das plataformas adequadas faz toda diferença
Cada plataforma de rede social tem um perfil diferente. O WhatsApp é o app mais usado no país, e é um mensageiro. O Instagram se tornou a maior vitrine comercial com conteúdos em formatos variados, mas o Youtube é a principal rede social exclusivamente de vídeos online da atualidade. Já o Facebook é altamente versátil e abrangente. Mas há muitas outras para pesquisar.
Além disso, é preciso entender quais as redes sociais que são mais frequentadas por seu público-alvo. Afinal, não há uma regra, mas há perfis que têm mais afinidades do que outros com determinados formatos. Claro que você pode (e deve) investir em mais de uma rede social, mas a sua estratégia deve ter prioridades.
E lembre-se: nada de achismos. Nada substitui nem dá tanta segurança quanto uma boa análise de mercado e pesquisa sobre o seu público-alvo.
Uma boa dica é usar o CRM para coletar informações valiosas sobre seus visitantes e ter insights criativos para impactar positivamente seus futuros clientes.
Perfil profissional melhora credibilidade e presença nas redes socias
O ideal para o corretor que quer melhorar a presença nas redes sociais é criar um perfil profissional para fazer as postagens. Ele dá mais credibilidade, uma vez que é visto como uma ferramenta de trabalho. Mas isso não impede que o corretor compartilhe em seu perfil pessoal fazendo repost dos conteúdos.
Cuidado ao escolher a imagem do perfil profissional. Ela deve ser a mesma em todos os seus perfis profissionais, reforçando a sua marca. Fotos diferentes podem confundir o público.
Apesar de não ter uma fórmula para escolher a foto, deixe o bom senso prevalecer. Na dúvida, pergunte a opinião dos amigos. Mas lembre-se de que ela deve passar a imagem que você pretende dos seus serviços: confiança, seriedade, modernidade, solidez, etc.
E saiba usar bem a bio, com descrição breve e clara dos seus serviços. Inclua também informações relevantes, como experiência e especialidades imobiliárias.
Desenvolvimento de um calendário de conteúdo
É preciso comprometimento com as redes sociais. De nada adianta fazer uma publicação hoje e outra daqui a dez dias ou bombar em uma semana e ficar um mês sem postar nada.
Então faça um planejamento de conteúdos relevantes para todas as etapas do seu funil de vendas com diferentes temas do mercado imobiliário.
E elabore um calendário e crie uma periodicidade para os leitores saberem que podem contar com você. Assim você forma uma presença consistente nas redes sociais.
Conteúdos devem ser relevantes e originais
Quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes? Quais os assuntos mais em voga no mercado imobiliário atual?
Fale sobre as principais tendências e sobre assuntos relacionados. Dê dicas para escolher imóveis, para vender mais rápido ou de decoração e paisagismo, por exemplo. Conte a história dos bairros, mostre o que a região em que atua oferece.
Assim você estará mostrando a sua autoridade no assunto e gerando valor com soluções importantes. Conteúdos interessantes geram um público mais fiel e com mais interações.
Mas você pode até repostar algum assunto interessante, sempre citando a fonte, mas não copie conteúdos. O ideal é que sejam originais, produzidos especificamente para o seu público.
Aqui, inclusive, você encontra ótimas dicas de como criar conteúdos que seus clientes compartilhem nas redes sociais.
Mídias visuais para encantam o público
Imagens de qualidade, bem produzidas e boa definição também ajudam a engajar o público. Vídeos interessantes e educativos também agregam valor aos seus conteúdos.
A mídia visual deve ser usada de forma criativa, colaborando para reforçar a ideia que você quer passar com o assunto escolhido.
Mantenha engajamento com a comunidade online
As redes sociais devem ser usadas para criar um relacionamento com seus seguidores, melhorando sua presença online. Então não fique apenas postando e olhando os comentários.
Interaja, faça-se presente, responda a comentários, explique uma dúvida, dê sugestões, participe de grupos. Lembre-se de que as redes sociais também são uma ótima forma de fazer networking, criar oportunidades e fechar parcerias.
Monitoramento e análise de resultados: uma das vantagens da internet
Uma das vantagens da internet é que tudo pode ser monitorado e mensurado. Por isso, a sua estratégia planejada para as redes sociais deve ser acompanhada de perto, monitorada e analisada para identificar pontos fortes e pontos fracos.
Está funcionando? Mantenha e pense em outras formas de melhorar ainda mais. Não deu certo? Pense em alternativas, como novos formatos, horários e dias de postagens. Ou talvez esteja investindo prioritariamente na rede social errada.
Seja como for, os resultados não são instantâneos, mas quando chegam são sólidos. Há várias ferramentas que podem ser usadas para testar estratégias e adaptá-las. Algumas já estão integradas às próprias plataformas, como Instagram e Facebook, por exemplo. Mas há muitas outras no mercado.
Não tenha medo de começar
Melhorar a presença nas redes sociais do corretor de imóveis não é tão difícil assim. Tudo o que você precisa é de planejamento e estratégia baseados em um bom conhecimento do seu público-alvo e na sua expertise para gerar conteúdos relevantes.
Use imagens atraentes, pesquise as melhores plataformas, dias e horários e não se esconda atrás do computador. Participe, responda, interaja com sua audiência. Com certeza você vai gostar do retorno.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário.
Vejo você lá!