A construtora Habitram lançou nesta semana seu primeiro apartamento decorado no metaverso, um espaço virtual coletivo que utiliza a tecnologia para replicar a realidade. Com a iniciativa, a empresa objetiva criar um ambiente imersivo e realista para empenhar ainda mais potenciais compradores do empreendimento Líbrio, na zona oeste de São Paulo.
Por meio de um óculos virtual plugado em duas TVs, os visitantes podem vivenciar experiências físicas em um ambiente totalmente virtual. É possível passear pelo decorado atentando-se a todos os detalhes e sensações, inclusive de tempo chuvoso.
Algumas construtoras já haviam oferecido apresentações em 3D e em 360º, mas o metaverso é ainda mais realista. É possível olhar para cima, para baixo, dar passos e até colocar um filme na TV”, afirma Tony Shayo, sócio-fundador e CEO da Habitram.
A iniciativa tem mostrado resultados: as visitas para o estande tiveram um aumento de 50% em relação aos empreendimentos anteriores, mesmo de clientes que já haviam adquirido imóveis.
A ideia é que essa nova dinâmica substitua os decorados físicos, uma mudança que renderá a economia de pelo menos 1% dos gastos previstos para marketing, que atualmente corresponde a 4% do valor geral de vendas do empreendimento.
Se antes a empresa gastava 1,5% do orçamento para marketing com a novidade esse custo passará para 0,5%. “Passamos agora por um momento muito difícil do mercado, com alta de juros e explosão de custos da obra. Não estamos conseguindo repassar todos esses aumentos para os compradores. Portanto, toda redução de custos é bem-vinda.”
A empresa já possui projetos para expansão do recurso: “Vamos incluir ambientes como portaria, salão de festas, piscina e academia. Queremos até que a sala de imersão exale cheiros para ampliar a imersão”.
Fonte: Exame