A construção de moradias unifamiliares nos Estados Unidos apresentou uma expressiva recuperação em fevereiro, impulsionada por fatores do mercado imobiliário. No entanto, o aumento dos custos de construção, reflexo das tarifas sobre materiais e da escassez de mão de obra, ainda representa um desafio para o setor.
Segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio nesta terça-feira (18), o início da construção de moradias unifamiliares, que compõe a maior parte do setor habitacional, cresceu 11,4% no último mês. Com isso, atingiu uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,108 milhão de unidades. Os números de janeiro foram revisados e indicaram uma queda para 995 mil unidades, em comparação ao dado inicialmente reportado de 993 mil.
Donald Trump implementou e posteriormente suspendeu, neste mês, uma tarifa de 25% sobre a maioria dos produtos importados do Canadá e do México. Caso mantida, essa medida elevaria as tarifas dos Estados Unidos sobre a madeira canadense para quase 40%. Entretanto, as tarifas sobre produtos chineses foram ampliadas para 20%, enquanto as taxas sobre aço e alumínio entraram em vigor no mesmo período.
Apesar da queda na taxa média da hipoteca fixa de 30 anos, que recuou de 7% desde o início do ano, incertezas econômicas ainda preocupam potenciais compradores. O receio está ligado à política tarifária e às medidas do governo Trump para reduzir o tamanho do setor público, através de cortes profundos de gastos e demissões de servidores federais.
Segundo analistas, esses fatores podem influenciar negativamente o setor imobiliário nos próximos meses, a depender dos desdobramentos econômicos e das políticas comerciais adotadas pelo governo.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Reuters a CNN