O setor da construção civil liderou as vagas de emprego geradas nos primeiros meses de 2023. Esse crescimento foi impulsionado tanto pelo mercado imobiliário quanto por obras públicas de infraestrutura.
O setor está mostrando sinais de recuperação pós-pandemia, liderando a criação de empregos formais pelo segundo ano consecutivo. Entre janeiro e abril, o setor gerou mais vagas do que a indústria da transformação, a educação e as atividades administrativas. Essa retomada é vista como o último passo na normalização do mercado de trabalho, com uma migração de empregos informais para formais.
O crescimento do setor da construção civil está diretamente ligado ao crédito disponível para financiar os projetos de construção. O cenário atual, marcado por um grande número de canteiros de obras e novos trabalhadores, reflete um passado de taxas de juros mais baixas no país. O ciclo completo, desde a busca pelo terreno até a construção, pode levar de três a cinco anos.
O ritmo de criação de vagas para obras do governo está aumentando, beneficiando a economia e o emprego no Recife. Segundo dados recentes, uma em cada três contratações foi destinada a obras de infraestrutura, interrompendo um período de nove meses de desemprego na região.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de G1