Nos Estados Unidos, onde os dados imobiliários são tabulados regularmente, a venda de um imóvel leva, em média, 75 dias para ser concluída. No Brasil, esse processo demora cerca de 480 dias, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), ou seja, aproximadamente 16 meses. Isso significa quase um ano e meio desde que o vendedor decide disponibilizar o imóvel até finalmente concluir a venda.
A ideia é que, com a divulgação dessas informações, o mercado imobiliário brasileiro tenha uma tabela Fipe própria, similar à utilizada no setor automobilístico, auxiliando na orientação do mercado.
“Informações transacionais já são disponibilizadas nos cartórios (registros públicos), com uma ampla gama de dados, mas custam caro e são descentralizadas. Qualquer um pode ter acesso online individualmente, mas o acesso estruturado em larga escala, fundamental para estudos e melhores investimentos, é inviável”, destaca um documento da startup Loft, utilizado como argumento pelo grupo de trabalho de crédito do Conselhão.