Não é novidade que o bambu é uma planta utilizada para construir casas, principalmente no continente asiático, mas até não havia caído nas graças dos ocidentais, devido a seu aspecto rustico e limitações no design.
Mas isso mudou totalmente e agora esse tipo de construção está começando a virar tendência de moradia sustentável nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Uma das empresas responsáveis por essas moradias é Bamboo Living, sediada no Havaí, que já tem clientes famosos como o astro do rock Sammy Hagar, a atriz Barbara Hershey e o fundador da eBay, Pierre Omidyar.
O segredo da aderência a essas construções, está na combinação de técnicas modernas de design com o uso da tecnologia que torna totalmente possível, a construção de casas modernas, de dois ou mais andares, com paredes e revestimentos de uma casa comum.
Nesta entrevista, David Sands, o cofundador e arquiteto-chefe da Bamboo Living, explica melhor como funciona essas construções.
Porque o bambu? O que o torna um material ideal para o meio ambiente?
O bambu é uma planta lenhosa que cresce em grande escala. De acordo com o Guinness Book , eles crescem de 60 à 90 cm por dia. Logo você tem plantas de 30 metros de altura em poucos meses. Dentro de 3 anos já teremos um material sensacional para ser usado na construção.
Por ser a planta de crescimento mais rápida que existe, é provavelmente a maneira natural e mais rápida de tirar CO2 (dióxido de carbono) da nossa atmosfera. Através da fotossíntese, ele pega esse CO2 e o transforma em açúcares e depois em fibra real, o mecanismo de armazenamento do carbono atmosférico. E isso é importante em termos de tirar o CO2 da atmosfera rapidamente.
Diferente do ciclo normal de colher a árvore e em seguida ela morrer, com o bambu isso não ocorre, já que dele nascem vários troncos todos os anos, logo, você está colhendo apenas uma porcentagem deles e eles continuam crescendo, assim como a grama, inclusive, o bambu é a maior das gramíneas.
Do ponto de vista de um arquiteto, você pode falar sobre a força e flexibilidade do bambu?
Ele é um material extremamente forte e tem uma base mais forte que a do aço, embora seja mais leve ele é muito resistente. O bambu tem mais de duas vezes a resistência da madeira normalmente usada para construção e além disso sua compressão é semelhante ao concreto.
Para se ter uma ideia, nossos prédios passaram por vários furacões de categoria 5, com ventos de até 320 quilômetros por hora. Tivemos nossos edifícios passando por até 6,9 na escala Richter em termos de eventos sísmicos ou terremotos. Como o bambu é muito mais leve e mais forte com base no peso, ele pode flexionar e depois se recuperar.
(Imagem: Bamboo Living)
Onde você construiu casas de bambu? E há potencial para ir para outro lugar?
Há construções no Caribe, no Pacífico Sul, no Sudeste Asiático e no sul da Califórnia. Eu estava na Flórida trabalhando em um projeto e agora estou indo para a Índia para encontrar um grupo que quer construir nossas casas lá.
Essas casas são perfeitas para quase todos os ambientes, há definitivamente a oportunidade de entrar em praticamente qualquer clima. Eu acho que esteticamente a maioria das casas que fizemos até agora tiveram esse “ar tropical”. Mas recentemente tivemos um cliente que pediu um projeto diferente em Long Island.
Você viu um aumento no interesse em casas de bambu?
Sim, existe. Nunca estivemos tão ocupados e estamos expandindo a produção agora. Acho que a preocupação com a crise climática realmente chamou a atenção das pessoas, e realmente poder fazer escolhas pessoais que impactam diretamente isso é um grande problema.
É certamente o que me fez começar. Construí uma casa para mim em Maui há 30 anos e estava tentando ser o mais sustentável possível. Mas então eles entregaram a madeira para construir a casa, e foi realmente um soco no estômago de, tipo, isso é uma floresta inteira! E isso está acontecendo todas as vezes, para todas as casas nos Estados Unidos. E eu apenas senti que tinha que fazer algo diferente.
Você mora em uma casa de bambu agora. Como é?
Eu amo. Há uma conexão com a natureza em termos de apenas saber que a própria casa está ajudando a resolver a crise climática. Mas então, a beleza disso, as formas que podemos fazer com o bambu que você não necessariamente seria capaz de fazer com material dimensional; é realmente como viver em um móvel. Toda a marcenaria artesanal, belas vigas e vigas radiantes, eles adicionam um nível de beleza ao edifício que é realmente algo especial.
Embora a maioria das casas sejam feitas em grandes terrenos, ou até mesmo de forma rústica, é totalmente possível trazer o projeto para grandes centros urbanos.
Veja abaixo o vídeo de uma casa super moderna feita à base de bambu.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da CNN