As transformações digitais oferecem diversos recursos ao setor empresarial que tornam os processos mais efetivos e dinâmicos, e o armazenamento em nuvem é um deles. Muito utilizado antes mesmo da pandemia, essa forma de armazenar dados se torna indispensável nas modalidades de trabalho home office tendo em vista suas variadas funcionalidades. Vamos conferir algumas delas?
- Redução de custos
O armazenamento em nuvem dispensa o uso de discos rígidos, da consequente energia elétrica utilizada para os manter em funcionamento, bem como os serviços de garantia de hardware, soluções mais custosas que por sua vez tornam o armazenamento em nuvem uma opção mais econômica.
- Automação
A automação isenta o time de TI de preocupar-se em selecionar e realizar o backup diário de arquivos. Com o armazenamento em nuvem basta selecionar o conteúdo e a ferramenta cuida de todo o resto.
- Segurança e recuperação de desastres
Os dados de uma empresa são extremamente importantes, por isso na hora de protegê-los todo cuidado é pouco. A replicação geográfica é o melhor recurso para quem busca mais proteção, isso porque permite fazer várias cópias de seus dados nas regiões.
- Serviço escalável
É possível ainda dimensionar seu ambiente de hospedagem e definir os atributos de escalonamento. Isso garante maior flexibilidade, previsibilidade e também tranquilidade, uma vez que se aumentam os recursos tecnológicos à medida que as demandas se ampliam.
- Sincronização
O armazenamento em nuvem permite a sincronização da conta tornando possível acessar seus arquivos de qualquer dispositivo com conexão à internet.
- Colaboração
Esse tipo de armazenamento também possui alto caráter colaborativo, já que permite que várias pessoas acessem e editem um único documento em tempo real.
- Usabilidade e acessibilidade
Por último, mas não menos importante, é possível acessar os arquivos de qualquer lugar do mundo. É a tecnologia sendo usada a favor da produtividade e eficiência nos processos.
Fonte: MJV