Recentemente, a ProptechOS, empresa do ramo de tecnologia imobiliária, cuja atuação está centrada em elaborar moradias para essas cidades inteligentes, publicou um estudo feito com 100 cidades na Europa e Estados Unidos. Apresentamos as mais bem qualificadas em solo europeu. Confira:
6. Oslo, Noruega
Entre as cidades europeias, Oslo, capital da Noruega, ficou em sexto lugar com uma pontuação de 56,4, impulsionada especialmente pela boa classificação em infraestrutura verde, devido a seus projetos verdes, como ônibus elétricos e modernização de edifícios para gerenciar melhor os resíduos e adotar energia verde.
5. Lisboa, Portugal
A cidade de Lisboa ficou em quinto lugar no ranking europeu de cidades inteligentes A capital portuguesa se destacou pela sua infraestrutura de tecnologia e também por ser uma cidade sustentável, investindo em projetos de inteligência urbana em cooperação com universidades e institutos de pesquisa. Lisboa também tem aumentado seus espaços verdes, reduzido as emissões de CO2 e o consumo de energia e água nos últimos anos.
4. Paris, França
Paris ficou em quarto lugar no ranking de cidades europeias mais sustentáveis para tecnologia imobiliária, a cidade recebeu destaque pela alta pontuação em infraestrutura de tecnologia, a mais alta da Europa, além de ter se tornado referência em urbanismo sustentável desde o Acordo de Paris. A meta é reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 75% até 2050. A cidade obteve pontuação final de 61,6 no ranking, que avaliou infraestrutura de tecnologia, infraestrutura verde e mercado de emprego em tecnologia.
3. Berlim, Alemanha
Tecnicamente empatada com Paris, mas com média um pouco acima, Berlim ficou com 61,6 de pontuação, mantendo ótimo equilíbrio entre infraestruturas de tecnologia e verde. A capital alemã tem investimento na neutralização dos efeitos das mudanças climáticas.
2. Amsterdã, Holanda
Amsterdã foi classificada como a segunda cidade mais inteligente da Europa, com uma pontuação de 66,9, graças ao equilíbrio entre infraestrutura de tecnologia e verde. A cidade holandesa tem se destacado em projetos sustentáveis, visando tornar a cidade mais eficiente energeticamente e reduzir as emissões de CO2. Além disso, a mobilidade urbana é um destaque mundial e o investimento no mercado de trabalho tem promovido o povoamento em cidades do interior, reduzindo o impacto das atividades diárias e criando uma rotina de consumo colaborativo.
1. Londres, Inglaterra
Londres é a cidade mais inteligente da Europa,com uma pontuação de 73,7, a capital britânica liderou a lista graças à sua alta pontuação em infraestrutura verde. A cidade vem investindo em projetos sustentáveis há mais de uma década, além de investir em capital humano com foco em escolas e universidades de qualidade. Apesar de ser uma cidade antiga, Londres está em constante melhoria em seu planejamento urbano, mobilidade e oferecimento de tecnologia aos seus cidadãos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Mega Curioso