Investidores ao redor do mundo têm acompanhado os conflitos no Leste Europeu para analisar os impactos da guerra na economia mundial. O momento também é marcado pela retomada das atividades presenciais, tão prejudicadas pela crise causada pelo coronavírus.
São fatores como esse que tornam tão esperados os indicadores de inflação no Brasil e no mundo. Confira quais serão divulgados ainda esta semana.
- Na segunda-feira (25), a FGV publicará o IPC-S, indicador importante para detectar de maneira ágil mudanças na trajetória da inflação.
- Já na terça-feira (26), será divulgado o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), desenvolvido para monitorar as variações nos preços dos principais insumos utilizados para a construção civil no Brasil. É também muito utilizado como referência para o reajuste dos contratos de financiamento de imóveis.
- Na quarta-feira (27) o IBGE divulgará o IPCA-15, também conhecido por ser uma prévia da inflação oficial. O índice é semelhante ao IPCA, utilizado pelo Copom para fixar o piso, o centro e o teto da meta de inflação a ser perseguida. A diferença é o intervalo de coleta — enquanto o IPCA começa a ser medido no início do mês de referência, o IPCA-15 começa no meio do mês.
- Fechando o calendário sobre os índices da semana no Brasil, na quinta-feira (28), a FGV divulga o IGP-M, tradicionalmente utilizado no reajuste anual dos contratos de aluguel.
Fonte: Seu dinheiro