A compra de imóveis em São Paulo requer atenção aos valores finais, pois o preço anunciado não reflete o valor real da transação. A startup Loft, uma das principais empresas do mercado imobiliário no Brasil, acompanha mensalmente os preços em 57 bairros da capital paulista através de um indicador chamado Índice Preço Real Exame-Loft. Esse indicador revela a diferença entre o preço anunciado e o preço efetivo da transação.
No mês de maio, de acordo com esse índice, 51 dos 57 bairros avaliados apresentaram preços anunciados que eram 10% ou mais elevados em relação aos preços reais das transações. A diferença média entre o preço anunciado e o valor de fechamento do contrato foi de 17,88%. Esse número representa estabilidade em relação ao mês anterior, abril de 2023, quando a diferença média era de 17,64%. Comparado a junho de 2022, início da série histórica, o indicador acumulou um aumento de 1,26 ponto percentual.
De acordo com o economista Rodger Campos, da Loft, os movimentos observados no mercado imobiliário em São Paulo são influenciados tanto pelo mix de imóveis nos bairros como por uma desvinculação dos preços em um ambiente de negócios dinâmico. Esse contexto exige dos participantes do mercado uma atenção especial ao custo efetivo do crédito imobiliário, às mudanças na oferta e demanda, e às expectativas dos vendedores, compradores e credores.
Campos destaca que a decisão de definir o preço de um imóvel é uma tarefa complexa e que é comum ocorrer uma desvinculação entre a expectativa do vendedor em relação ao valor que deseja receber e o preço pelo qual o imóvel é efetivamente vendido.
Essa situação ressalta a importância de se analisar cuidadosamente os fatores que influenciam o mercado imobiliário, levando em consideração não apenas o valor anunciado, mas também o cenário econômico e as expectativas dos diferentes agentes envolvidos.
Bairros em SP com preço de imóvel mais próximo do anunciado
Ao avaliar os bairros, os mais próximos dos preços reais são Limão (-3,60%), Cangaíba (3,32%) e Sapopemba (6,41%). Já os bairros com anúncios mais distantes dos preços reais são Jardim América (29,40%), Jardim Paulista (29,50%) e Bom Retiro (30,07%). Na matéria você confere a listagem completa dos 57 bairros analisados pelas empresas.
Clique aqui para conferir o preço do metro quadrado dos 57 bairros analisados pela Loft em parceria com a Exame.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Karla Mamona à Exame