Já há alguns anos que quem não está online não é visto. Mas desde a consolidação da transformação digital no mercado imobiliário com a pandemia, não basta estar. Cada vez mais é preciso saber interagir com o público-alvo criando um envolvimento consistente. Nunca o marketing digital foi tão importante no setor.
Para quem não sabe, a internet está se reinventando. Estamos às portas da Web3, a terceira geração do que já passou há muito tempo de ser uma rede mundial de computadores. O nível de interação virtual em que estamos era inimaginável dez anos atrás.
Por isso, tudo ao nosso redor também está sendo reinventado. Os hábitos de consumo se modificaram, a forma de relação entre cliente e imobiliária também não é mais a mesma. O espaço se fecha cada vez mais para as formas tradicionais de negócios, de divulgação, de chegar ao cliente e oferecer o que ele quer.
Presença online não é apenas ter um bom número de seguidores ou um site bonito. E quem não entender o poder das redes sociais como ferramenta de venda de imóveis não vai conseguir acompanhar o novo mercado imobiliário.
Como o marketing digital pode aumentar suas vendas no mercado de hoje?
Seu marketing digital para imobiliárias está funcionando? Mas pense bem se ele está totalmente adaptado à realidade atual. Não esqueça que um bom planejamento estratégico está sempre sendo adaptado às tendências que surgem.
Marcas e pessoas: os limites estão cada vez mais tênues
O marketing digital precisa trabalhar com um conceito cada vez mais unificado de marcas e pessoas. O corretor não pode mais se esconder atrás da imobiliária com um discurso empresarial distante.
É preciso gerar valor através da expertise, sim, mas isso passa cada vez mais pela humanização dos negócios. O cliente quer transparência, saber quem é a pessoa por trás da logo, como soa a voz e a mente que faz a venda.
Realidade gera engajamento
Por isso, os conteúdos de engajamento são cada vez mais reais. Menos bancos de imagens e mais espontaneidade. Crie situações de diálogo, comentários, interações em tempo real, como nas lives. Mostre sua equipe, compartilhe bastidores, ensaie, mas não tenha medo de errar – porque isso é humano.
Saiba compreender o entorno
Um marketing digital para imobiliárias eficiente hoje não olha apenas para seus produtos. Olha principalmente para a sua volta e procura entender o que as pessoas querem, como estão vivendo.
Quais são as principais buscas? Espaço, sustentabilidade, transparência, inteligência digital, confiança? Use o seu conhecimento do mercado para criar soluções que transcendem os seus produtos.
Procure gerar confiança com o marketing digital
Corretor, em que você confia? No que você conhece. Seu marketing digital deve fazer com que você/sua marca sejam conhecidos – e não apenas vistos. E hoje as empresas são conhecidas através do Google, do Instagram.
O ser humano é essencialmente visual. Estima-se que mais de 80% de toda a informação que o ser humano capta e que é transportada até ao cérebro, é obtida visualmente.
Então imagine: segundo o Google, 90% dos negócios imobiliários começam online. Então o que atrai o comprador em potencial? Imagens. Bem acompanhadas por informações relevantes, é claro.
Entenda o Instagram
Aprenda a entender o que o Instagram se tornou para o marketing digital: uma das maiores fontes de divulgação da história. O perfil de uma empresa é a sua bio, sua marca digital.
De acordo com um estudo da Emplifi, empresa focada em Customer Care, o Instagram já ultrapassou o Facebook em taxa de engajamento. Mostre como sua imobiliária é e pensa em stories, depoimentos, lives. Crie um feed sólido e que funcione como um canal de vendas, sempre com contato em cada publicação.
Mais duas dicas importantes para o Instagram. Faça conteúdo pago, mas priorize o movimento orgânico no seu feed. Crie ações que engajam e que levam à interação: vídeos, posts com influencers, lives com convidados, stories com perguntas. Os Reels têm mais chances e viralizar, então use-o diariamente para mostrar seus imóveis de forma interessante e criativa.
E tudo o que puder, envie no direct. Assim o algoritmo entende que há um relacionamento e aumenta a sua visualização nas buscas.
Mude a forma de encarar a publicidade
Com tantas mudanças, é claro que a publicidade imobiliária também mudou. Ela não deve mais focar tanto no produto, mas se tornar um conteúdo de valor que oferece uma solução. Mantenha o foco nas pessoas, em seu comportamento, suas dores, suas expectativas.
Assim, a solução pode ser seu imóvel – ou não. Pode ser uma ideia, um serviço, uma dica. Conheça bem seu público, o que ele quer. Passou a cozinhar mais, está trabalhando em casa? Como você pode ajudá-lo a ser mais feliz?
Percebeu que todas essas dicas têm o mesmo recheio de marketing digital? a humanização do conteúdo, visando uma maior proximidade e geração de confiança. Esse tipo de relacionamento é a base da presença digital de hoje e tende a criar vínculos cada vez mais fortes.
E aqui fica a última dica de hoje: não tenha medo de investir na transformação digital para obter resultados mais assertivos. A análise de dados pode dar embasamentos sólidos às suas ações, com informações valiosas sobre o comportamento do seu público.
Um bom sistema imobiliário combinado com uma boa estratégia de marketing digital é capaz de alavancar suas vendas como você nunca imaginou.
Por isso vale a pena conhecer o Imobzi, o sistema mais completo do mercado. Venha experimentar suas funcionalidades gratuitamente e oferecer experiências incríveis para seus clientes!