Nunca a palavra tendência foi uma tendência tão forte no mercado imobiliário. Mas também o mundo nunca teve à sua disposição tantos dados – em quantidade e valor – para identificar padrões de comportamento e guiar ações. E o Google Trends tem muito a ver com isso. Mas você sabe o que é e como pode ser usado nas suas estratégias imobiliárias?
O que é o Google Trends
O Google Trends é uma das várias ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google para negócios. Criada em 2006, sua principal função é mostrar o desempenho nas palavras-chave nas pesquisas. E é muito fácil: ela mostra a quantidade de buscas de determinado termo em relação ao período de tempo que você especificar.
Os dados de interesse ao longo do tempo são exibidos na forma de um gráfico bem simples. O eixo horizontal representa o tempo, e o vertical o volume de buscas para determinado termo.
Então imagine que você quer saber o volume de buscas da palavra-chave “apartamento em Itaim Bibi” entre janeiro e junho de 2022. Você vai ver a quantidade de pessoas que fizeram essa pesquisa nesse período de tempo.
Dessa forma é possível analisar se a procura aumentou ou diminuiu e até mesmo relacionar a diferença de busca a algum fato. Aliás, nesse conteúdo nós mostramos seis ferramentas do Google para ajudar sua imobiliária. A leitura vale a pena.
Outra forma interessante de usar o Google Trends é para descobrir as palavras-chave que estão em alta ou em queda. Assim o corretor se mantêm alinhado às tendências do mercado.
É quando um termo como “casa com quintal” passa a ser mais buscado do que “apartamento de dois quartos”, por exemplo. Isso aconteceu bastante na época crítica da pandemia e mostrou aos corretores que era hora de mudar o foco da sua carteira de imóveis.
O corretor também pode comparar diretamente dois ou mais termos relevantes, como casas ou apartamentos. Basta inserir as duas palavras e descobrir qual tem o maior gráfico de pesquisa.
Assim, é possível analisar os resultados do Google Trends para criar conteúdos mais focados no que seu público alvo procura. Uma pesquisa do Google, por exemplo, mostra que comprar imóvel é prioridade para os brasileiros. Você lê sobre ela clicando aqui.
Google Trends pode gerar estratégias mais assertivas
Enfim, o Google Trends ajuda o corretor a descobrir o que o seu público está buscando naquele momento. E não é preciso ser nenhum expert em marketing digital para usar. Mesmo que você não tenha nenhuma palavra-chave em mente, a ferramenta sugere os termos que estão em alta na última semana. Por falar em marketing, clicando aqui você encontra dicas ótimas para sua imobiliária.
Além disso, o corretor também pode encontrar termos relacionados aos assuntos gerais que estão em alta. Então imagine que o seu assunto de interesse no momento são as locações. O Google Trends vai mostrar as palavras relacionadas aos aluguéis que tiveram um bom aumento nas pesquisas.
Então se a sua estratégia está voltada para apartamentos de três quartos, mas o termo “quarto e sala para alugar em São Paulo” teve um aumento de 100% ou 200% nas buscas, pode ser uma boa hora para adaptar seu planejamento.
Pequenas dicas podem fazer grande diferença
Como qualquer outra ferramenta, quanto mais você utilizar, mais formas interessantes de coletar dados e entender tendências você vai descobrir. Mas algumas dicas podem ajudar bastante o corretor.
Geolocalização
Um ponto interessante do Google Trends é o uso da geolocalização para ter resultados mais precisos. Você pode restringir os resultados a um país, região, ou cidade e entender o comportamento do mercado de forma mais setorizada.
Acentos e sinais
Se a presença de sinais gráficos faz diferença para os algoritmos do Google é um divisor de águas. Apesar de muitos experts dizerem que eles não influenciam nas buscas, no Google Trends eles parecem ser importantes.
Isso porque, na prática, é possível notar que as palavras sem acentos são realmente mais pesquisadas. Então vale a pena considerar esse dado na hora de trabalhar sua estratégia de conteúdos.
Pesquise por categorias
O Google Trends oferece diversas categorias para a sua busca. Você pode marcar uma, algumas ou todas – e descobrir as flutuações do termo entre os mais diferentes assuntos. E isso também pode dar boas ideias de conteúdos e abordagens diferenciadas para seu público-alvo.
Baixe as informações coletadas
O Google Trends permite que todos os dados coletados sejam baixados em formato CSV. Mas você também pode compartilhar essas informações nas redes sociais da sua equipe de corretores, por exemplo. Nesse conteúdo você fica sabendo mais sobre a importância de usar dados no mercado imobiliário.
Use as principais pesquisas que estão sendo feitas
Você sabe que o mercado imobiliário abrange uma quantidade imensa de assuntos relacionados. Por isso, vale a pena sempre estar por dentro das principais pesquisas que estão sendo feitas no país, mostradas logo na página inicial do Google Trends.
Você tem acesso tanto às pesquisas dos últimos dias, dos últimos meses ou de anos anteriores – ou em tempo real. Olhe para elas com carinho, porque podem gerar insights muito interessantes para sua estratégia imobiliária.
Com o Google Trends fica muito mais fácil o corretor encontrar os assuntos tendência e criar estratégias mais impactantes para seus clientes.
Aproveite essas dicas e mãos à obra!