Para quem está no mercado imobiliário, os leilões são uma ótima oportunidade, oferecendo imóveis a preços bem abaixo do valor de mercado. Além disso, muitos investidores brasileiros estão buscando diversificar seus portfólios e dolarizar seus bens, adquirindo propriedades nos Estados Unidos. Com isso em mente, os irmãos Fabio Tavares e Tarcísio Ciampone fundaram, em 2017, a Imóveis USA. A empresa tem um foco educacional voltado para brasileiros e ensina o passo a passo para investir no mercado imobiliário americano, especialmente através de leilões.
A próxima turma de alunos da Imóveis USA será formada para aulas que ocorrerão de 11 a 15 de novembro, além de um curso em São Paulo nos dias 7 e 8 de dezembro.
Os irmãos, oriundos do bairro da Mooca, na Zona Leste de São Paulo, mudaram-se para a Flórida com o objetivo de desenvolver projetos imobiliários, comprando residências para revender com lucro, como já faziam no Brasil. No entanto, perceberam que os cursos disponíveis no mercado eram voltados para o público americano e não ofereciam a orientação necessária sobre as nuances das transações para brasileiros. Assim, surgiu a ideia de criar um braço educacional para compartilhar suas experiências acumuladas ao longo do tempo.
Com uma jornada repleta de acertos e aprendizados, Fabio e Tarcísio construíram um patrimônio sólido nos Estados Unidos, comprando e reformando imóveis para venda ou locação. Esse conhecimento gerou as bases para os cursos da Imóveis USA, que vão além de apenas ensinar sobre o mercado; a empresa oferece um suporte completo com uma equipe especializada em captação, reforma, construção e administração de imóveis.
Fabio explica que, antes de tudo, a Imóveis USA busca entender o perfil de investimento de cada cliente. Eles analisam os objetivos e expectativas de lucro e, com base nisso, elaboram um modelo de negócios que busca as melhores ofertas em leilões. O processo inclui a aquisição do imóvel, reforma, locação e administração.
A imersão educacional de cinco dias é realizada na Flórida, começando com aulas teóricas sobre o mercado americano em Orlando. Os alunos também têm a oportunidade de visitar propriedades em Oklahoma, um estado escolhido pela Imóveis USA devido ao seu mercado secundário atrativo, onde os preços de leilões e construções são mais baixos que a média nacional.
Oklahoma se destaca ainda pela alta liquidez, sendo uma região rica em petróleo, gás e uma importante base militar. Essa combinação gera uma demanda significativa por locações, tanto curtas quanto longas, especialmente durante períodos de formação militar e eventos de formatura.
Investir em leilões residenciais nos Estados Unidos pode ser uma proposta muito atrativa. Com um investimento inicial de 100 mil dólares (cerca de 550 mil reais), o investidor pode adquirir um imóvel já arrematado e reformado, podendo optar por vender a propriedade por 140 mil dólares, garantindo um lucro de 40%, ou mantê-la para locação, com um retorno mensal de aproximadamente 1.300 dólares. O tempo entre a arrematação e o retorno financeiro varia entre 5 a 8 meses.
Entretanto, a necessidade de apoio especializado é ainda maior quando se trata de operar em um país estrangeiro. É essencial ter cautela ao escolher parceiros, já que o mercado está repleto de empresas que oferecem serviços de assessoria, algumas delas cobrando preços exorbitantes ou até mesmo aplicando golpes.
Assim, enquanto o caminho para investir no setor imobiliário americano é promissor, ele exige atenção e paciência na busca pelo parceiro ideal para realizar o sonho de investir no exterior.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Renata Firpo a Veja