Um estudo realizado pelo economista Rodger Campos, em parceria com a startup imobiliária Loft, revelou que investir em imóveis de diferentes tamanhos pode resultar em retornos financeiros distintos. De acordo com a pesquisa, apartamentos menores tendem a proporcionar um retorno médio anual de 7,5% do valor de venda em aluguel, enquanto os imóveis maiores registram um retorno ligeiramente menor, de 5,95%.
No entanto, os imóveis de maior porte se destacam quando se trata de lucro com compra e venda, apresentando um retorno de 14% para os investidores, em comparação com 9,1% dos apartamentos menores. Essas conclusões foram obtidas através da análise de dados provenientes de fontes oficiais, como o Banco Central e a Prefeitura de São Paulo, juntamente com a utilização da calculadora imobiliária da Loft, que se baseia em uma vasta base de 10 milhões de anúncios.
A rentabilidade também varia conforme a região da cidade de São Paulo, segundo a análise. Bairros como Artur Alvim, Vila Andrade e Itaquera têm maior retorno na renda vinda do aluguel do que Jardim Europa e Paraíso, onde os moradores tendem a comprar imóveis próprios em vez de optar pela locação.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Estadão