O Índice QuintoAndar Imovelweb divulgou um levantamento que revela que a alta temporada resultou em um novo recorde nos preços de alugueis em diversas cidades brasileiras. Em janeiro, o valor médio por metro quadrado aumentou em todas as cidades analisadas, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, alcançando o patamar mais alto desde 2019, quando a série histórica teve início.
Destaque para São Paulo, onde o preço médio ultrapassou a marca dos R$60 pela primeira vez, atingindo R$60,77, com uma variação mensal de 1,59%. Belo Horizonte teve uma expansão de 0,8%, enquanto no Rio de Janeiro o valor subiu 1,63%, em Porto Alegre 1,92% e em Curitiba 2,23%. No entanto, a maior alta foi registrada em Brasília, com um aumento de 3,33%, marcando a maior elevação da série histórica.
O mercado imobiliário brasileiro está em alta no início deste ano, especialmente nas principais capitais do país. Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, atribui esse movimento à alta procura esperada para esta época do ano. Ele destaca que, apesar dos preços elevados, muitas cidades registraram um aumento no percentual de desconto concedido em janeiro, indicando espaço para negociações.
Com o baixo estoque de imóveis disponíveis nas grandes cidades durante a alta temporada, o mercado deve permanecer aquecido. Além disso, Reis observa que o ciclo de redução da taxa Selic pode impactar positivamente as transações de compra e venda de imóveis ao longo do ano, embora esse impacto deva ser gradual.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Jessica Bahia Melo à Investing.com