A capacitação do corretor de imóveis é um assunto que ganha cada vez mais importância no mercado. Com a concorrência acirrada, hoje apenas a formação básica exigida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) para ter o registro profissional já não é mais o suficiente para conquistar clientes. É preciso ir além.
Dados do Cofeci mostram como o setor cresceu na pandemia. No início de 2020 havia 390 mil profissionais no país. No final de 2021 esse número já havia chegado a 430 mil, um crescimento de 11%. Aliás, se você quiser saber mais sobre as funções do Cofeci, leia esse nosso artigo.
Mas então como se destacar no meio de tantos colegas de profissão? Como valorizar seus serviços, entregando mais do que a média dos corretores? Qual o segredo para surpreender e encantar seu cliente, estando à frente das expectativas?
De acordo com o próprio órgão, a capacitação do corretor de imóveis é fundamental para o seu sucesso. Inclusive para atuar no valioso e cobiçado mercado internacional.
Essa visão internacionalizada ocupa espaço crescente no mercado, principalmente desde a implantação do Certified International Property Specialist (Cips). Para se ter uma ideia, o treinamento, lançado pelo próprio Cofeci, já conta com mais de 200 corretores qualificados.
Por outro lado, falar um segundo ou terceiro idioma, por exemplo, é um divisor de águas até mesmo para quem quer se manter no mercado interno. Com o segmento de alto padrão a todo vapor, impulsionado pelos investidores estrangeiros atraídos pela desvalorização do real, quem não investe em si mesmo pode estar perdendo excelentes oportunidades de negócio.
Como investir na capacitação do corretor de imóveis?
Por isso, investir na capacitação do corretor é criar diferenciais para um atendimento cada vez melhor. Mas como apostar nos cursos certos?
Antes de mais nada é preciso pensar em dois aspectos: os caminhos do mercado e seu nicho de atuação. Nesse sentido, é importante perceber que a área está cada vez mais voltada para a tecnologia. Aliás, não só o mercado imobiliário, mas o dia a dia das pessoas foi tomado pela transformação digital em vários níveis.
Então é preciso acompanhar as tendências e entender o relacionamento online com os consumidores. Essas parcerias digitais já são uma exigência dos clientes, que se habituaram ao conforto, rapidez, praticidade e segurança dos serviços digitais.
Assim, se a tendência do mercado é a tecnologia, é preciso levar seu negócio para o meio online, criando um relacionamento com sua audiência.
Por outro lado, considere o que é importante para o seu público? Falar outro idioma? Ter um conhecimento diferenciado do mercado financeiro? Ser um bamba na avaliação de imóveis? Desenrolar situações complicadas judicialmente?
6 cursos que podem ajudar o corretor a se destacar
Dessa forma, a capacitação do corretor de imóveis deve agregar valor ao seu currículo e criar diferenciais de atendimento. Deve tornar a sua atuação especial, acima da média.
Por isso, é importante escolher cursos que tenham a ver com a sua realidade atual, com as tendências do mercado e com o lugar que você se vê ocupando daqui a dois, três anos. Afinal, a ideia é fazer diferença e não só ostentar um título ou diploma.
Mas pense também nas suas habilidades específicas. Todos temos nossos próprios diferenciais, que podem ser otimizados com a capacitação do corretor.
Claro que você também pode investir em um ponto que esteja precisando melhorar. Mas é importante ter afinidade com a área escolhida para ter mais chances de melhorar sua performance.
Veja algumas sugestões:
1. Documentação imobiliária
Com a transformação digital a burocracia tem sido bastante reduzida. Isso não significa, no entanto, que não mereça toda atenção possível, até porque pode haver armadilhas que precisam ser previstas.
Dessa forma, a capacitação do corretor em documentação imobiliária oferece mais segurança a seus clientes, evita problemas para a sua empresa e garante mais autonomia nas decisões.
2. Organização de processos
Para o corretor, é fundamental otimizar o tempo e aumentar a produtividade. É verdade que a tecnologia já ajuda bastante, mas há cursos específicos que podem melhorar a performance da sua imobiliária, ajudando-o a liderar sua equipe sob novas perspectivas.
3. Avaliação de imóveis
Você já deve ter reparado que a avaliação não é tão simples quanto parece. Quando é decisiva em processos judiciais, como um inventário, divórcio ou desfazimento de uma reação sociedade empresarial, é ainda mais complicada.
A capacitação do corretor dá um upgrade na carreira. E é obrigatória para ocupar formalmente o cargo de avaliador em uma imobiliária, podendo assinar legalmente em caso de pendências judiciais.
4. Direito Imobiliário
Outra capacitação do corretor que cria grandes diferenciais. O curso de Direito Imobiliário tem um grau de abrangência e detalhamento das questões judiciais muito superior ao curso básico exigido pelo Cofeci.
Assim o profissional está muito mais preparado para ajudar seus clientes na resolução de problemas complicados que podem estragar uma negociação imobiliária.
5. Incorporação Imobiliária e Condomínios
Essa capacitação do corretor aborda as normas e outros aspectos das construções de condomínios. Como o setor está em franca expansão e a concorrência é enorme, o profissional sai da frente ao se tornar um expert no assunto.
Por falar nisso, se quiser entender mais sobre as construções do futuro, confira nosso post clicando aqui.
6. Marketing Imobiliário
Com o mundo cada vez mais digital, as formas tradicionais de marketing já não oferecem o resultado esperado. A capacitação do corretor em Marketing Imobiliário o ajuda criar conexões valiosas com seu público. Também ajuda na captação e conversão de leads, melhorar o suporte ao cliente, ter uma divulgação mais assertiva, etc.