O campus da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru (SP) encontra-se tranquilo atualmente, com salas de aula praticamente vazias. Porém, a partir de 26 de fevereiro, os alunos retornarão para o ano letivo, alterando o cenário. A prefeitura do campus estima que quase 2,5 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários, voltarão a movimentar o local.
Essa perspectiva de aumento de movimento é bem recebida pelos corretores de imóveis, como evidenciado na imobiliária onde Paula Moraes Uchiyama trabalha, onde o movimento já aumentou 40% neste início de ano, com inquilinos até mesmo na fila de espera.
“Nós temos fila de espera. São inquilinos com documentação aprovada, mas que ainda procuram um apartamento ideal, que normalmente são aqueles nas regiões universitárias ou próximas aos cursinhos”, explica.
Bauru, conhecida como uma cidade universitária, abriga diversas instituições de ensino desde a criação da primeira faculdade de direito em 1951. Entre essas instituições estão a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração e a Universidade de Odontologia.
O destaque fica para o campus da Unesp, o maior da região, oferecendo uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação, com quase sete mil alunos matriculados. Na Faculdade de Odontologia da USP, cursos como odontologia, fonoaudiologia e medicina são bastante concorridos, destacando a relevância acadêmica da cidade.
Bauru, além de abrigar renomadas universidades públicas, conta com seis instituições de ensino superior privadas, atraindo mais de 20 mil estudantes ao longo do ano. Essa comunidade estudantil, juntamente com as despesas das instituições, contribui com cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, avaliado em aproximadamente R$ 15 bilhões.
Segundo Jeanne Prata, gerente de uma imobiliária próxima a uma universidade pública, apartamentos pequenos são os mais procurados pelos estudantes, e a demanda é alta, especialmente até o mês de fevereiro.
“Ele procuram apartamentos menores, de um quarto, para ficarem mais à vontade sozinhos e se adaptarem à nova rotina”, conta a gerente.
Além da chegada dos novos estudantes, a imobiliária atende formados que vão continuar em Bauru para especialização, bem como aqueles que migram de repúblicas para apartamentos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de G1