Uma pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com a Deloitte aponta que a burocracia no segmento de construção pode acarretar perdas expressivas, chegando a até R$59 bilhões para o setor público e privado até o ano de 2025. Essas perdas incluem a arrecadação comprometida, a atração de investimentos, a competitividade do setor e a criação de novos empregos.
Além dos impactos financeiros, o estudo ressalta que a burocracia também causa atrasos significativos na conclusão de obras. No caso de obras de infraestrutura, o prazo médio aumenta em 16 meses, enquanto na construção imobiliária, o atraso chega a 13 meses. Esses atrasos têm consequências diretas na economia e no desenvolvimento do país.
A Fiesp entrevistou 40 executivos das maiores construtoras imobiliárias e de infraestrutura do Brasil para identificar os principais problemas de burocracia no setor. Os resultados revelam que os principais desafios incluem prazos demorados dos órgãos públicos (78% dos entrevistados mencionaram), aprovação de documentos pela prefeitura (74%), dificuldades no acompanhamento processual (68% para o setor imobiliário e 43% para infraestrutura), e insegurança jurídica (63% no setor imobiliário e 57% em infraestrutura).
De acordo com a pesquisa, a solução para esses problemas está na adoção de tecnologias nos serviços. Cerca de 59% dos entrevistados relataram ter notado melhorias totais ou parciais na tramitação dos processos com a implementação de inovações digitais. O estudo foi conduzido de março a abril de 2023 com executivos de todas as regiões do Brasil.
A Fiesp ressalta que, embora muitos órgãos públicos já tenham iniciado a digitalização de documentos, ainda há espaço para mais inovações e incentivos à transformação digital na administração pública.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Poder 360