Recentemente, uma mulher peruana adquiriu um apartamento de luxo localizado em uma área valorizada da cidade de Tulum, no México. O pagamento foi realizado por meio de Bitcoin, foram cerca de 5.78 bitcoins pela propriedade, que vale cerca de 1.3 milhões de reais. A transação foi concretizada pela startup colombiana La Haus. Segundo a empresa, a compradora estava à procura de uma propriedade no sistema da La Haus Exclusives, onde foi feita a transação. A La Haus ainda comenta que vai manter os bitcoins e não os converterá para a moeda corrente do país.
La Haus e Bitcoin
A startup La Haus construiu uma infraestrutura 100% digital no mercado imobiliário e, recentemente, disponibilizou a compra e venda por meio de bitcoin.
“Um dos aspectos que mais nos seduziu na hora de incorporar este modelo de pagamento, além da facilidade que ele representa, foi a possibilidade de quebrar barreiras geográficas”, disse Jehudi Castro, vice-presidente da La Haus.
No final de 2021, a startup havia afirmado que passaria a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento: “as boas notícias na La Haus não param. Hoje anunciamos que oficialmente será possível adquirir casas na Colômbia com Bitcoin”, afirmou o porta-voz.
Adoção dos consumidores
A La Haus já tinha anunciado anteriormente que os pagamentos em bitcoin seriam oficialmente aceitos no México, um dos países onde a empresa atua. Vale ressaltar que a empresa tem planos de expandir essa alternativa para todos os imóveis de seu catálogo no país, que somam mais de 80 mil imóveis novos e usados. O vice-presidente ainda ressalta a estratégia de abrir o mercado imobiliário mexicano para investidores estrangeiros sem riscos devido às flutuações cambiais e inflacionárias.
Com toda certeza, as criptomoedas vieram para ficar e a adoção desse modelo está crescendo gradualmente, simplificando a compra de bens como casas, carros e etc – o que demonstra sua utilidade como meio de troca
E aqui no Brasil?
Recentemente, a Visa realizou uma pesquisa que revela que um quarto das pequenas empresas de nove países almejam aceitar as moedas digitais como meio de pagamento em 2022, os dados obtidos ainda ainda revelam que cerca de 13% dos consumidores desses países esperam que as lojas de varejo comecem a oferecer pagamentos com criptomoedas ainda neste ano.
Tal pesquisa foi realizada com 2.250 donos de pequenas empresas em países como Brasil, Estados unidos, Alemanha, Rússia, Cingapura e Canadá. O estudo ainda entrevistou mil adultos nos Estados Unidos, juntamente com 500 pessoas de cada um dos nove países.
Com o estudo, descobriu-se que mais de 30% dos lojistas de pequenas empresas nos Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Cingapura e Brasil se planejam para oferecer aos clientes a opção de pagar usando criptomoedas nos próximos meses, ante 19% nos Estados Unidos e apenas 8% no Canadá. O chefe global de vendas da Visa, Jeni Mundy destaca que “Acho que mais pessoas estão se sentindo mais confiantes com as criptomoedas”.
Fonte: Livecois e Labsnews