Um levantamento realizado pelo DataZAP, que utiliza dados do Grupo OLX, revelou que a diferença de preços entre imóveis novos e usados em Belo Horizonte atinge 147%, superando a média nacional de 84,2%. A pesquisa cobriu o período de outubro de 2019 a outubro de 2023, analisando os mercados primário e secundário na capital mineira.
O bairro Centro se destacou com a maior variação, apresentando um preço médio do metro quadrado de R$5.386 para imóveis usados, em contraste com os lançamentos que atingem R$13.310. Lourdes (41%) e Sion (31%), ambos na região Centro-Sul, seguidos por Buritis (28%), na região Oeste, também tiveram alta de preços em lançamentos.
A economista do DataZAP, Ana Tedesco, destaca a influência da idade nos preços, observando que a região do Centro possui imóveis mais antigos datados desde a década de 1950, explicando a variação.
Nos bairros seguintes, a diferença diminui, uma vez que os empreendimentos usados são menos antigos, e as regiões mantêm o interesse devido à localização, facilitando o acesso a opções de lazer e polos comerciais da cidade.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de O Tempo