Você pratica o benchmarking imobiliário na sua empresa? Se a resposta é sim, parabéns, você tem uma ótima visão estratégica do mercado imobiliário. Mas se a resposta é não, você não sabe o que está perdendo.
Veja o que é banchmarking imobiliário e descubra como aplicar e aproveitar todas as vantagens na sua empresa!
O que é benchmarking imobiliário
Basicamente, o benchmarketing imobiliário é um recurso praticado mundialmente e que utiliza a concorrência a favor do seu negócio.
Assim, na verdade ele é um conjunto de práticas que analisam a concorrência em relação à sua imobiliária em relação às principais do mercado. Quem será que está mais afinado com o consumidor?
No entanto, atenção: não se trata de espionagem nem de copiar o que o outro está fazendo. Muito pelo contrário, a ideia é justamente usar os dados obtidos para criar diferenciais. E ninguém cria diferenciais fazendo igual ao outro.
Dessa forma, o que o benchmarking imobiliário faz é extrair e analisar informações visando o desenvolvimento do seu negócio. Assim é possível adaptar seu planejamento de vendas com base em uma visão mais realista do mercado.
Processo deve ser constante
O benchmarking imobiliário é uma estratégia tão interessante que a própria Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) incentiva a prática.
Aliás, a ABMI incentiva a prática na prática: a entidade reúne seus sócios algumas vezes por ano para promover a troca de conhecimento entre eles.
Dessa forma, a ideia é que a ferramenta ajude o setor a crescer como um todo – beneficiando todo mundo.
No entanto, como todo processo gerencial o benchmarking imobiliário é um esforço constante. É preciso que a atualização dos dados seja regular e a análise seja cuidadosa para chegar a ações assertivas.
Por isso deve também ser constante o teste das ações internas em comparação aos padrões externos de qualidade.
[banner-post]
Como fazer a coleta de dados
Graças à internet, nunca foi tão fácil descobrir o que o vizinho está fazendo. Hoje, as redes sociais são praticamente um vitrine de tudo o que acontece, inclusive no mercado imobiliário.
Sendo assim, o ideal é complementar a estratégia com pesquisas de marketing e participar de networkings como o promovido pela ABMI.
Três pontos principais que devem ser pesquisados:
- Pontos fortes da concorrência – O que gera mais sucesso entre os seguidores, qual o posicionamento na divulgação dos imóveis, qualidade das fotos. Como consumidor você compraria o imóvel da forma como está anunciado?
- Atendimento ao cliente – Aqui também as redes sociais são boas aliadas. Veja como seu concorrente conduz o atendimento, defina os pontos fortes e fracos. Como é a resposta do seu cliente e das demais imobiliárias?
- Estratégia de Marketing – Quais as estratégias que as imobiliárias de sucesso estão usando, como é o site imobiliário, qual o posicionamento online do concorrente. Analise também a forma como a venda é comunicada, canais de atendimento, etc. Seu site é tão atraente quanto o dessas empresas?
Vantagens em adotar o benchmarking imobiliário
O benchmarking tem sido adotado por diversos setores da indústria e comércio, com resultados super positivos. No mercado imobiliário são muitas as vantagens da estratégia. Veja algumas delas:
- Leva uma cultura de aprimoramento contínuo à imobiliária e ao setor como um todo, auxiliando no processo de crescimento do negócio;
- Entrega mais credibilidade e segurança ao cliente ao aplicar as melhores práticas do mercado;
- Ajuda a reduzir custos e tempo, já que as ações passam a ter mais assertividade;
- Colabora para a superação de desafios internos, como melhoria no atendimento;
- Faz com que as ações sejam cada vez mais profissionais e alinhadas com o mercado;
- Colabora para a precificação mais justa dos serviços prestados;
- Melhora o posicionamento da marca no mercado imobiliário.
Dicas para entender melhor o brenchmarketing
- A aplicação da estratégia é contínua, por isso não espere resultados rápidos. Bons retornos podem ocorrer a curto prazo, mas é uma ferramenta para o futuro, visando a sustentabilidade da imobiliária.
- Olhe para o mercado por fora, procurando guiar-se pelas maiores referências do setor. Inspire-se para elaborar suas próprias ações, mas crie, não copie.
- Não tenha vergonha de usar sua rede de contatos para trocar ideias valiosas. A base do brenchmarking imobiliário é justamente o relacionamento com seus pares. Formar uma boa rede de colaboração fortalece o mercado com um todo, beneficiando a todos.
- Esteja preparado para alguns custos extras. O brenchmarking imobiliário pressupõe visitas, encontros e dedicação da equipe às análises e planejamento de um plano de ação eficiente. Mais do que despesa, encare como um investimento.
- A mensuração dos resultados é fundamental. É ela que indicará se está no caminho certo ou há necessidade de adaptações.
Então agora que você já conhece o brenchmarking imobiliário, invista de verdade na sustentabilidade da sua imobiliária.
Aproveite e veja como o branding no mercado imobiliário pode ajudar a fortalecer sua marca.