A construção da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, deve ser concluída em 2026 após 144 anos de obras, com a aceleração da construção no ano passado. No entanto, para finalizar a escadaria de entrada na fachada da Glória, será necessário demolir até dois quarteirões inteiros do outro lado da rua, com cerca de 3 mil domicílios que abrigam aproximadamente 15 mil pessoas, o que tem gerado um impasse com os moradores do entorno.
Moradores do entorno da Basílica da Sagrada Família, entraram com uma ação contra a demolição de até dois quarteirões inteiros para a construção de uma escadaria na fachada da Glória. Eles argumentam que a escada nunca esteve nos planos originais de Gaudí, morto em 1926, e usaram um memorando do governo de 1970 como justificativa. O impasse pode atrasar a conclusão da construção, que começou em 1882 e teve os projetos originais destruídos em um incêndio em 1930. A basílica é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2005.

O destino dos moradores deverá ser decidido pela Câmara Municipal de Barcelona até maio deste ano, segundo o site Euronews. “Não há soluções mágicas aqui. Não achamos que, para terminar a basílica, todos os prédios envolvidos devam ser demolidos. Mas também achamos que não é provável que todos os prédios sejam salvos”, disse Janet Sanz, secretária de Mobilidade, Urbanismo e Ecologia de Barcelona.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Casa e Jardim