A Suíça está enfrentando um aumento histórico na taxa de referência nacional para os custos de hipoteca, o que está impactando diretamente os inquilinos do mercado imobiliário de alto preço do país. Após anos de baixa, a taxa de juros de referência para aluguéis subiu de 1,25% para 1,5%.
Essa mudança foi anunciada pelo Departamento Federal de Habitação e tem consequências significativas para os locatários. Segundo a legislação suíça, um aumento de referência de um quarto de ponto percentual permite que os proprietários aumentem os aluguéis em até 3%.
A partir de sexta-feira, os aluguéis na Suíça sofrerão um aumento devido ao aumento dos custos de empréstimos do Banco Central Suíço, que visa combater a inflação. Economistas alertaram que essa onda de aumentos nos aluguéis pode, por si só, contribuir para o crescimento dos preços ao consumidor.
O valor de referência dos aluguéis, calculado trimestralmente desde 2008 com base na taxa média de juros das hipotecas domésticas em francos suíços, provavelmente sofrerá outro aumento nas próximas datas de publicação, em 1º de setembro e 1º de dezembro, de acordo com as previsões econômicas. No entanto, apesar do aumento nos aluguéis, os preços no mercado imobiliário suíço estão mostrando sinais de enfraquecimento.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Swissinfo