Com o aumento dos preços dos aluguéis no Brasil nos últimos meses, muitas pessoas estão optando por apartamentos menores como uma solução. Em São Paulo, por exemplo, mais de 16 mil microapartamentos foram lançados em 2022, representando quase 70% do total de lançamentos. Esse fenômeno pode ser explicado pelo aumento médio de 17% no preço dos aluguéis no país nos últimos 12 meses, com um aumento de 1,61% apenas em fevereiro deste ano, de acordo com um índice que monitora o preço de aluguéis no Brasil.
Das 25 cidades brasileiras monitoradas, 23 tiveram aumento no valor. Florianópolis, Goiânia e Rio de Janeiro estão no topo da lista.
“A principal hipótese é o efeito inflacionário, né, que pode estar impactando os proprietários que estão reajustando mais os valores dos imóveis. E a segunda é uma sazonalidade do mercado, né, início do ano geralmente é um período do reajuste dos contratos”, explica Coriolano Lacerda, gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do DataZAP+.
Para os pesquisadores, a tendência para os próximos meses é de desaceleração. Ou seja, pode vir um certo alívio para quem paga aluguel.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do G1