De acordo com dados divulgados pela Câmera Brasileira da Indústria da Construção os resultados do fim do terceiro semestre de 2022 foram 12,5% maiores que os registrados antes da pandemia do Covid-19. Alcançando os mesmos números que em 2016.
A economia nacional, por sua vez, está 3% acima do nível pré-pandemia (quarto trimestre de 2019) e atingiu o segundo patamar mais alto da série.
Embora o desempenho tenha sido melhor, a CBIC especulou que o setor ainda permanece 23,7% abaixo do seu pico de atividades, do registado no inicio de 2014.
Juros
O maior impasse no setor na construção atualmente é a taxa de juros elevada, conforme sondagem com empresários realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da CBIC. A taxa básica de juros (Selic) aumentou 11,75 pontos porcentuais desde março de 2021, passando de 2% para os atuais 13,75%.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da Estadão