É notável que cada vez mais as criptomoedas vem ganhando espaço em vários setores. Nos últimos dias, estamos acompanhando notícias de que as moedas digitais já estão sendo usadas em maior escala para realizar transações do nosso dia a dia, que vai de pagamentos online até transferências para outros favorecidos.
Na cidade de Miami, nos Estados Unidos, o prefeito Francis Suarez resolveu investir em um projeto ousado: fazer da cidade “a capital das criptomoedas”. Suarez revelou em suas redes sociais que será o primeiro nos Estados Unidos à receber seu salário totalmente em criptomoeda, no caso Bitcoins.
Para incentivar o uso das criptomoedas, Miami tem espalhado caixas eletrônicos de Bitcoins pela cidade. Uma das vantagens de utilizar as criptomoedas em uma cidade turística como Miami, é que o cliente não precisa passar por um dupla transação de câmbio, que acabaria gerando mais custos e atrasos.
Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, mostrou que 86% da população dos Estados Unidos afirmam já ter ouvido falar sobre criptomoedas, e cerca de 24% conhecem profundamente o universo das moedas digitais, o que nos leva a concluir que a maioria da população americana está por dentro da nova forma de realizar transações financeiras.
Como reagiu o mercado imobiliário
Afim de tirar proveito desta mudança tecnológica proposta pelo mundo das criptomoedas, o Mercado Imobiliário em Miami está correndo para se adaptar rapidamente. Um exemplo é a consultoria imobiliária Elite International Realty, que realizou uma parceria com a Unblock Capital, empresa que atua com ativos digitais e a tokenização do mundo físico, para implementar essa inovação no setor Imobiliário, levando o mercado a um patamar elevado em transformação digital e consequentemente atraindo jovens investidores.
Segundo o diretor de vendas da Elite, Daniel Ickowicz, a utilização das moedas digitais é uma tendência: “Queremos trazer mais opções tanto para compradores quanto para vendedores do setor imobiliário, uma vez que para nós é muito importante ter sempre um profissional da área orientando essa transação”.
Essa tendência de uso de criptomoedas é vista por analistas e investidores como o futuro das transações imobiliárias. Prova disso é que até grandes investidores brasileiros estão mergulhando no mundo das criptomoedas, inclusive no ramo imobiliário. Um exemplo conhecido trata-se do empresário Roberto Justus, que recentemente vendeu um imóvel em Miami e realizou a transação com criptomoeda.
Como já vem acontecendo em outros mercados, a opção de pagamento em moedas digitais oferece mais uma oportunidade de negociação para setor imobiliário, além de apresentar-se como uma forma de transação eficiente, segura e rápida. Vale ressaltar que as transações por criptomoedas estão regulamentadas pelo governo norte americano, e o vendedor pode escolher converter a parte dele de criptomoeda para moeda tradicional imediatamente após o fechamento do negócio.
Fonte: Investimentos e noticias