Investir em imóveis é uma das formas mais seguras de blindar seu capital contra as agruras da economia. É um daqueles ativos que praticamente fazem o dinheiro trabalhar por você. Afinal, é muito difícil um imóvel sofrer desvalorização com o passar dos anos.
Por outro lado, o mercado é conhecido por sua solidez e resiliência, além de oferecer várias formas de investimento. Dos fundos imobiliários (FII) ao imóvel para aluguel ou revenda, as opções dão boa estabilidade de rendimento.
Mas é claro que, como qualquer outra coisa que gere lucro, é preciso estratégia. É muito importante contar com uma consultoria especializada para encontrar o imóvel ideal para o tipo de investimento que deseja.
Assim, localização, diferenciais construtivos e planta compatível com as principais tendências, por exemplo, podem tornar a oportunidade ainda mais rentável.
Conheça algumas das vantagens de investir em imóveis e veja por que este é um negócio tão procurado.
Investir em imóveis aumenta o seu patrimônio
Investir em imóveis não é só uma oportunidade de ganhar dinheiro. É aumentar o patrimônio pessoal ou da família. É um ativo que pode ser utilizado.
Dessa forma, uma casa de veraneio, por exemplo, pode render bem com um aluguel de temporada nas datas em que a família não a utilizar. Um apartamento que está alugado por vir a atender as necessidades de um filho que vai casar, por exemplo. Uma sala comercial pode abrigar um novo negócio da família.
São várias as oportunidades de uso, tornando o ativo altamente funcional, além de lucrativo.
Certeza de solidez
A solidez é uma das principais características do mercado imobiliário, com risco de perda muito baixo.
Por outro lado, quem vai investir em imóveis sabe que a valorização não acontece da noite para o dia. Mas pode ter a certeza de que ela acontecerá dentro de alguns anos.
Possibilidade de diversificação de investimento
Para quem não gosta ficar preso a um único ativo, investir em imóveis é o ideal. São muitas as possibilidades, do mercado logístico ao aluguel residencial, das salas comerciais às moradias compartilhadas.
Isso sem falar nos fundos imobiliários, que também oferecem várias opções para os mais diferentes tipos de investidores.
Total controle sobre o investimento
Outra vantagem de investir em imóveis é pode exercer total controle sobre o seu ativo. Aliás, é praticamente o oposto do mercado de ações, que costuma despencar em tempos de crise. No caso do aluguel, geralmente ele até aumenta.
Por sua vez, o percentual de valorização vai depender de diversos fatores, inclusive do próprio investidor. Um imóvel bem conservado e em um local atrativo com certeza vai valorizar mais do que um em mal estado. Ou seja, é possível melhorar cada vez mais a qualidade do seu investimento.
Então, esse é mais um motivo para contar com a assessoria de um corretor. Muitas vezes ele tem acesso a informações privilegiadas que podem fazer uma grande diferença no futuro.
É o caso de projetos que podem impactar positivamente na valorização do imóvel, como a criação de áreas verdes, vias de trânsito ou a construção de um shopping nas proximidades, por exemplo.
Benefícios fiscais
Ao investir em imóveis é possível conseguir benefícios fiscais sobre:
- Depreciação (mesmo se a propriedade ganhar valor) e outros benefícios.
- Fluxo de caixa de propriedades de investimento;
- Despesas operacionais e custos;
- Impostos sobre a propriedade;
- Juros de hipotecas;
- Seguro.
E vale lembrar que já existem empresas que aceitam pagamento em criptomoedas, facilitando ainda mais o investimento.
Liquidez certa
Já que quer investir em imóveis deve saber que a liquidez não é imediata, mas é certa. Hoje, com a transformação digital, o tempo de venda pode ser bastante acelerado.
Um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em 2017 mostrou um tempo médio de 16 meses para um imóvel ser vendido no país.
Hoje, com a aceleração das inovações tecnológicas impulsionadas pela pandemia, este tempo pode ficar bem menor, inclusive pela facilidade de conexão entre corretores para formação de parcerias.
Geração de renda passiva para toda a vida
Imagine fazer a viagem dos sonhos, trocar de carro com mais regularidade ou simplesmente ter mais dinheiro todos os meses para ter mais qualidade de vida? Assim, outra razão para investir em imóveis é gerar renda passiva para toda a vida, aproveitando mais as coisas que mais gosta.
Essa renda pode vir de uma locação ou da revenda posterior, quando o imóvel já tiver valorizado. Mesmo nos financiamentos imobiliários o aluguel pode cobrir os custos das parcelas, do condomínio, impostos e outras despesas. Ou seja, o imóvel se paga ao longo do tempo e ainda gera renda, melhorando seu fluxo de caixa.
Cobertura da inflação
Em tempo de volta da inflação alta, esta é mais uma boa razão para investir em imóveis: eles sempre tendem a manter o poder de compra do capital. Isso porque a capacidade de cobertura da inflação do setor imobiliário, decorre da relação positiva entre a demanda por imóveis e o crescimento do PIB.
Dessa forma, parte da pressão inflacionária é transmitida para os inquilinos enquanto outra parte se transforma na própria valorização do imóvel.
Para o corretor, essas são só alguns dos argumentos sólidos para ajudar seus clientes a investir em imóveis. Mas para quem quer blindar seu capital, há muitos outros motivos que tornam esse um excelente negócio.
Por isso, o ideal é conversar com o corretor sobre suas expectativas com o investimento para que ele encontre a melhor solução para cada caso.
Um bom sistema imobiliário ajuda o corretor a encontrar as melhores oportunidades e turbinar seus negócios.
Venha conhecer o Imobzi e descobrir todas as funcionalidades do sistema para imobiliárias e corretores mais completo do mercado!